Tênis

TÊNIS

Bellucci termina parceria com técnico espanhol

Segundo brasileiro, Francisco 'Pato' Clavet não poderia acompanhá-lo no próximo ano

postado em 25/11/2014 12:53 / atualizado em 25/11/2014 13:01

Gazeta Press

AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

O tenista Thomaz Bellucci anunciou, na manhã desta terça-feira, o fim da parceria com o treinador Francisco "Pato" Clavet. Segundo o número 1 do Brasil no ranking da ATP, o desligamento se deu porque o técnico espanhol não poderia acompanha-lo durante a próxima temporada.

"Foi uma decisão de comum acordo. O Pato tem alguns projetos pessoais para o ano que vem na Espanha que o impossibilitariam de viajar a temporada inteira. Eu quero um técnico que me acompanhe durante o circuito. Então finalizamos amigavelmente o que havíamos combinado há um pouco mais de um ano. Nosso acordo era até o final desse ano", explicou Bellucci.

Quando a parceria foi iniciada, em outubro de 2013, o tenista paulista ocupava a 168ª posição no ranking mundial – bem distante do 65º lugar em que aparece Bellucci atualmente. Com Clavet, o tenista conquistou o Challenger de Montevidéu, foi à final do Challenger de Orleans e conseguiu recolocar o Brasil na elite da Copa Davis.

"Só tenho a agradecer ao Pato. Acho que juntos cumprimos o que havíamos nos comprometido. Não tive um bom primeiro semestre, mas nunca desistimos. Continuamos trabalhando, pois sabíamos que os resultados viriam, e foi isso que aconteceu. Juntos, voltamos ao top 50, que era uma das nossas metas", disse.

Desde 2007, Bellucci foi treinado por seis profissionais diferentes: Leandro Afini, Leonardo Azevedo, João Zwetsch, Larri Passos e o argentino Daniel Orsanic. O tenista diz não ter pressa para definir com quem trabalhará a partir do ano que vem.

“Quero pensar com calma no próximo técnico. Minha preferência é por um técnico brasileiro. Estamos avaliando as melhores opções e espero já ter uma definição antes de viajar para a Oceania”, declarou.

Bellucci já definiu quais torneios disputará no começo de 2015. Jogará em Auckland (12 de janeiro), o Aberto da Austrália (19 de janeiro), o Brasil Open (9 de fevereiro) e o Rio Open (16 de fevereiro).

Tags: bellucci clavet