Cruzeiro

CRUZEIRO

Mano Menezes se reunirá com nova diretoria para acelerar planejamento de 2018

Técnico se sentará nesta terça com futuro vice de futebol

postado em 20/11/2017 22:44 / atualizado em 20/11/2017 22:56

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
A reapresentação dos jogadores do Cruzeiro está marcada para quarta-feira à tarde, mas o técnico Mano Menezes voltará ao batente mais cedo. Nesta terça-feira, ele se reunirá com o futuro vice-presidente de futebol, Itair Machado, para conversar sobre reforços e acelerar o planejamento para 2018. A pauta também tratará de atletas que podem ser envolvidos em negociações.

O Cruzeiro tem como prioridade a contratação de laterais e de atacantes. Ainda assim, pode também apresentar novidades para o meio-campo no decorrer da janela de transferências. 

Embora conte hoje com Ezequiel e Rafael Galhardo para a lateral direita, o Cruzeiro busca no mercado um nome para assumir a posição. O preferido da nova diretoria e da comissão técnica é Rafinha, de 32 anos, que tende a rescindir o seu vínculo com o Bayern de Munique em janeiro. Nos últimos dias, o Palmeiras entrou no negócio e se tornou o principal concorrente celeste. O São Paulo também sonha com o jogador.

Para a lateral esquerda, dois novos jogadores serão contratados. Titular nesta temporada, Diogo Barbosa foi negociado com o Palmeiras. Por sua vez, Bryan não deve seguir no grupo em 2018. Os nomes mais cotados para chegar à Toca da Raposa em janeiro são Egídio e Carleto, em fins de contrato com Palmeiras e Coritiba, respectivamente.

Em relação ao meio-campo, há conversas em duas frentes. A nova diretoria discute a viabilidade de manter o volante Hudson, de 29 anos, que tem direitos fixados em 1,5 milhão de euros pelo São Paulo. Hoje, o preço é considerado fora da realidade. Além disso, é preciso discutir novas bases salariais com o atleta. Esse tema será tratado na quarta-feira, em encontro agendado com Luciano Couto, representante do meio-campista. Paralelamente, o Cruzeiro tenta se acertar com o Botafogo para fechar a contratação do Bruno Silva, de 31 anos, capaz de atuar na contenção e na armação pela direita. Já há um acordo salarial com o jogador. O problema é que o vínculo dele no Rio vai até dezembro de 2018.

Reforçar o ataque é outra prioridade da direção e de Mano Menezes. O perfil mais visado é de um centroavante de mobilidade, com condições de executar também funções fora da grande área. O Cruzeiro também monitora jogadores velozes, que atuam abertos. Roger Guedes, fora dos planos do Palmeiras, é um dos nomes ventilados. Presidente eleito para o triênio 2018/20, Wagner Pires de Sá admitiu que estuda também o mercado argentino. 

Paralelamente, Itair Machado e Mano Menezes terão que avançar as discussões sobre nomes que estão fora dos planos. Alguns precisarão ser recolocados no mercado nacional e internacional, enquanto outros poderão se tornar moedas de troca estratégicas. 

Em relação a vendas, o Cruzeiro teve ofertas pelo zagueiro Murilo, vinda do futebol italiano, e pelo atacante Rafael Sobis, do Querétaro do México. Nenhuma delas evoluiu. 

O fato é que, com os cofres vazios, dívidas salariais e pendências judiciais na Fifa relativas a compras não quitadas, o Cruzeiro terá que reduzir investimentos e o tamanho de sua folha salarial. Apesar disso, o discurso da nova diretoria é que Mano Menezes receberá reforços importantes para a disputa da Copa Libertadores, carro-chefe na próxima temporada.

Tags: mano menezes itair machado cruzeiro mercadobola