Cruzeiro

CRUZEIRO

De Arrascaeta pode ser o 11º jogador do Cruzeiro a disputar uma Copa do Mundo

Jogador vem sendo convocado por Óscar Tabárez para a Seleção Uruguaia

postado em 21/11/2017 17:30 / atualizado em 21/11/2017 21:55

AFP/Janek Skarzynski
O Uruguai é um dos 32 países classificados para a disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O meio-campista Giorgian De Arrascaeta, do Cruzeiro, vem sendo convocado para a Seleção comandada por Óscar Tabárez e tem reais condições de ser mais um representante celeste em um Mundial. Seria a 11ª vez que um jogador da Raposa é requisitado para disputar a competição.

Arrascaeta teve destaque no ano de 2017, mesmo sofrendo com lesões no joelho direito e na tíbia ao longo da temporada. No Cruzeiro, o momento de maior impacto do camisa 10 foi na primeira partida da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã, quando marcou o gol no empate por 1 a 1. O Cruzeiro se sagrou campeão do torneio ao ganhar o duelo de volta, no Mineirão, nos pênaltis: 5 a 3 (empate por 0 a 0 no tempo normal).

Pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, o jogador atuou em apenas três das 18 partidas disputadas. As lesões ajudaram a diminuir seu número de convocações para a Celeste Olímpica, principalmente neste ano. Entretanto, nas convocações recentes, Arrascaeta foi lembrado pelo técnico Óscar Tabárez e atuou como titular nos últimos três confrontos: contra Bolívia, pelas Eliminatórias, e nos amistosos contra Polônia e Áustria.

O meia fez sua estreia pelo Seleção Uruguaia em 2014, ainda quando atuava pelo Defensor-URU, em amistoso contra a Coreia do Sul. Ele soma 12 partidas pela Celeste Olímpica, com um gol marcado. Camisa 10 também no Uruguai, o jogador pode formar o setor ofensivo com Cavani, do PSG, e Suárez, do Barcelona, caso continue se destacando e seja confirmado na lista de convocados de Tabárez para a Copa.

Jogadores do Cruzeiro em Copas do Mundo:

TOSTÃO

Copa do Mundo de 1966 - Inglaterra

Um dos destaques do futebol brasileiro na época, o garoto Tostão, com 19 anos, foi convocado e atuou em duas partidas naquele Mundial, com um gol marcado. O Brasil, campeão da Copa de 1962, foi eliminado no Grupo 3 ao ganhar da Bulgária, por 2 a 0, e perder de Hungria e Portugal, ambos por 3 a 1.

Copa do Mundo de 1970 - México

A boa participação na Copa de 1966 e o período de destaque a serviço do Cruzeiro colocaram Tostão novamente no radar da Seleção Brasileira, em 1970. O técnico Zagallo colocou o meia-atacante para atuar como uma espécie de pivô, abrindo espaço para os avanços de Jairzinho, Rivellino e Pelé. Mesmo em função diferente, Tostão ganhou elogios da opinião pública e marcou dois gols na vitória por 4 a 2 sobre o Perú, nas quartas de final. O camisa 9 disputou todas as seis partidas da Seleção tricampeã mundial.

Arquivo/Estado de Minas


PIAZZA

Copa do Mundo de 1970 - México

Volante de origem, Wilson Piazza foi convocado para a Copa de 1970 para atuar como zagueiro. Em um esquadrão considerado por muitos como o melhor de todos os tempos, o ex-camisa 5 cruzeirense ajudou a conquistar o terceiro título da mundial da Seleção Brasileira e figurou na seleção ideal da competição, formando dupla com ninguém menos que o alemão Franz Beckenbauer. Piazza atuou nas seis partidas do Mundial.

Copa do Mundo de 1974 - Alemanha Ocidental

Mais experiente, Piazza disputou a Copa de 1974 como volante, sua posição de origem. Ele, porém, só atuou nas três primeiras partidas. Rivellino usou a braçadeira no restante da competição, que teve o Brasil como quarto colocado (perdeu para a Polônia a disputa do terceiro lugar por 1 a 0).

Arquivo/Estado de Minas

FONTANA

Copa do Mundo de 1970 - México

José de Anchieta Fontana era reserva imediato de Brito e Piazza no time tricampeão mundial. Ele disputou um jogo na Copa de 1970 - vitória por 3 a 2 sobre a Romênia, na última rodada do Grupo 3 - e sete com a camisa verde-amarela. O zagueiro esteve a serviço do Cruzeiro entre 1969 e 1972. Ele morreu precocemente aos 39 anos, em 1980, quando sofreu um ataque cardíaco durante uma partida de futebol com amigos.

Arquivo Estado de Minas

ROBERTO PERFUMO

Copa do Mundo de 1974 - Alemanha Ocidental

Zagueiro de destaque no futebol sul-americano, Roberto Perfumo foi o capitão da Argentina em 1974. Atuou em quatro partidas naquele Mundial, com sua seleção terminando em sétimo lugar. Perfumo é o estrangeiro que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, com 141 aparições entre 1971 e 1974. O ex-defensor faleceu aos 73 anos, em março de 2016.

Reprodução

NELINHO

Copa do Mundo de 1974 - Alemanha Ocidental

O lateral-direito atuou apenas nas três primeiras partidas daquele Mundial e não se firmou como titular em 1974, quando o Brasil terminou a competição em quarto lugar.

Copa do Mundo de 1978 - Argentina

Em 1978, Nelinho mostrou sua principal qualidade, que era o chute de longa distância. Um de seus dois gols na Copa foi marcado em finalização de fora da área, na disputa do terceiro lugar contra a Itália. O arremate do lateral-direito proporcionou um grande efeito na bola, fora do alcance do goleiro Dino Zoff. O Brasil ganhou por 2 a 1.

Arquivo EM/D.A Press

RONALDO

Copa do Mundo de 1994 - Estados Unidos

Ainda promessa do futebol brasileiro, Ronaldo despontava no Cruzeiro e foi convocado para a Copa de 1994 por Carlos Alberto Parreira. O então adolescente de 17 anos assistiu do banco de reservas à conquista do tetracampeonato da Seleção Brasileira. Depois do Mundial, o camisa 9 trocou o clube mineiro pelo PSV Eidhoven, da Holanda, por US$ 6 milhões. O resto da história todos já conhecem...

Reprodução/Twitter Champions League

DIDA

Copa do Mundo de 1998 - França

Destaque do Cruzeiro e herói do título da Libertadores de 1997, Dida continuou bem em 1998 e foi o terceiro goleiro de Zagallo na Copa do Mundo disputada na França. Não atuou na competição, já que a Seleção tinha Taffarel como titular e Carlos Germano como reserva imediato. O Brasil foi vice-campeão ao perder para os franceses por 3 a 0 na decisão.

Patrick Gardin/AFP

EDÍLSON

Copa do Mundo de 2002 - Coreia do Sul/Japão

Um dos atacantes reservas da Seleção Brasileira pentacampeã, Edílson atuou em quatro partidas naquele Mundial. O jogador foi convocado por Luiz Felipe Scolari após se destacar pelo Cruzeiro, pelo qual teve breve passagem no primeiro semestre de 2002 (20 jogos e 11 gols).

Elise Amendola/AFP

JUAN PABLO SORÍN

Copa do Mundo de 2002 - Coreia do Sul/Japão

Sorín foi convocado por Marcelo Bielsa para jogar a Copa do Mundo de 2002 após se destacar pelo Cruzeiro e se transferir para o futebol italiano. A Lazio, no entanto, pagou apenas US$ 1,5 milhão dos 9,5 milhões combinados com a diretoria mineira. A transferência do lateral-esquerdo, portanto, transformou-se num empréstimo. No Mundial de 2002, a Argentina foi eliminada na primeira fase.

Katsumi Kasahara/AFP

GILBERTO

Copa do Mundo de 2010 - África do Sul

Mesmo atuando como meio-campista no Cruzeiro, Gilberto foi convocado por Dunga para o Mundial de 2010 como lateral-esquerdo, sendo o reserva imediato de Michel Bastos. Ele fez apenas duas partidas na competição, e o Brasil foi eliminado nas quartas de final ao perder de virada para a Holanda por 2 a 1.

Fabrice Coffrini/AFP

Tags: De Arrascaeta seriea interiormg futitnernacional futnacional cruzeiroec copa2018