Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro quer atacante David para 2018; Vitória diz não ter recebido proposta

Diretoria celeste já conseguiu aporte financeiro para realizar contratação. Por sua vez, presidente eleito do Leão quer manter jovem de 22 anos no elenco

postado em 15/12/2017 16:30 / atualizado em 15/12/2017 17:17

MAURICIA DA MATTA/Flickr Vitoria
O único reforço anunciado pelo Cruzeiro para 2018 é o lateral-esquerdo Egídio, que assinou contrato até dezembro de 2019. Algumas negociações, porém, tornaram-se públicas, como as do lateral-direito Rafinha (Bayern de Munique), do volante Bruno Silva (Botafogo) e do atacante Fernandão (Fenerbahçe-TUR). Outro atleta no radar da diretoria mineira é o jovem David, de 22 anos, que fez bom Campeonato Brasileiro pelo Vitória e foi pretendido também pelo Palmeiras. O Superesportes confirmou a informação adiantada pela Rádio Itatiaia de que a Raposa tenta viabilizar a aquisição do atacante.

Para contratar David, o Cruzeiro conta com aporte financeiro de investidores. Um potencial parceiro seria o Banco BMG, cujos representantes têm bom relacionamento com o vice-presidente de futebol, Itair Machado.

O valor que o Cruzeiro investiria na contratação de David ainda não está definido, mas o Vitória, no início do mês, exigiu do Palmeiras 4 milhões de euros (mais de R$ 15 milhões) pela totalidade dos direitos econômicos do jogador – fatiados entre o clube baiano (70%) e empresários (30%).

Vitória/Divulgação
Até pela complexidade da operação, o Cruzeiro evita comentar publicamente qualquer situação envolvendo David. O vice-presidente de futebol, Itair Machado, adotou a posição de não falar sobre nenhum nome enquanto o contrato não estiver assinado.

Do lado do Vitória, a resposta é de desconhecimento sobre qualquer procura a destaques do time em 2017. Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, de Salvador, o presidente eleito Ricardo David comentou a respeito de David e do colombiano Santiago Tréllez, possível alvo do Corinthians.

“Acima de tudo, sou um torcedor do Vitória. E uma das primeiras perguntas que fiz a Agenor (Gordilho Filho, ex-presidente interino do Leão) foi se havia alguma proposta concreta esperando a definição do novo presidente. Ele me disse que não. Contou que recebeu alguns contatos, mas nada objetivo”.

Ricardo David disse ainda que tem como prioridade manter a dupla responsável por 16 dos 50 gols do Vitória no Brasileiro de 2017: “Não tendo nenhuma proposta, prefiro considerar que são especulações. De nossa parte, David e Tréllez fazem parte do nosso planejamento. São jogadores que atuaram em alto nível no final da temporada e a gente espera que isso seja mantido ou acrescido. Isso faz com que a gente entre na próximo temporada com o setor ofensivo mais maduro”.

Nos bastidores, a informação é que o Cruzeiro pretende anunciar a contratação de David até segunda-feira, dia da posse do presidente eleito Wagner Pires de Sá. O atacante "de beirada" é canhoto e tem como principais virtudes a velocidade e o drible. Nesse último fundamento ele foi, segundo o Footstats, o 11º mais efetivo da Série A. Na elite nacional de 2018, David disputou 35 partidas, marcou seis gols e deu seis assistências.

Tags: cruzeiro david seriea interiormg futnacional mercadobola