Cruzeiro

COPA DO MUNDO

Em dia de desfiles de craques na Copa, Arrascaeta atrai olhares de torcida do Cruzeiro para jogo do Uruguai na Rússia

Camisa 10 da Seleção Uruguaia estará em campo contra o Egito nesta sexta

postado em 14/06/2018 20:30 / atualizado em 14/06/2018 21:45

AUF/divulgação
O segundo dia de jogos da Copa do Mundo terá desfile de craques. De manhã, às 9h, o jogo do Grupo A entre Egito e Uruguai, na Arena Ecaterinburgo, em Ecaterimburgo, contará com os craques Mohamed Salah (Liverpool), Luis Suárez (Barcelona) e Edinson Cavani (PSG) como centro das atenções. À tarde, às 15h, o duelo Portugal x Espanha, pelo Grupo B, coloca em campo Cristiano Ronaldo, Iniesta, Sergio Ramos e Piqué no First Stadium, em Sochi. Também pelo Grupo B, o embate Marrocos x Irã, às 12h, em São Petesburgo, não deverá ter tanto apelo.

Mas os olhares dos torcedores mineiros, especialmente os cruzeirenses, estarão voltados para o camisa 10 da Seleção do Uruguai no embate com o Egito. Será Arrascaeta um dos responsáveis por armar as jogadas na Celeste Olímpica e colocar Suárez e Cavani na cara do gol. O meia-atacante do Cruzeiro fez bons amistosos a serviço da equipe orientada pelo técnico Óscar Tabárez, sobretudo na partida contra o Uzbequistão, em que marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0 num belo chute de primeira, após assistência de Luisito.

Arrascaeta fará a partida de número 15 pelo Uruguai. Segundo o banco de dados do site Ogol, o jovem de 24 anos disputou 10 amistosos, um jogo pela Copa América e três nas Eliminatórias da Copa. Ele marcou dois gols. Apesar da pouca experiência internacional, o meia-atacante impressionou a comissão técnica uruguaia, principalmente pela capacidade de driblar os adversários e pela velocidade em campo, e é esperança de renovação da 'safra' já envelhecida (10 dos 22 jogadores têm mais de 30 anos, entre eles Cavani e Suárez).

China OUT / AFP

Existe uma dúvida em relação ao posicionamento de Arrascaeta na Seleção. Nos amistosos, Tabárez o utilizou aberto pelo lado esquerdo, tal como o técnico Mano Menezes no Cruzeiro, mas não está descartada a possibilidade de o meia jogar centralizado. A definição só será revelada assim que a escalação for divulgada, já que o comandante do Uruguai preferiu não adiantar o time em entrevista coletiva nesta quinta.

Enquanto Giorgian De Arrascaeta realiza o sonho de disputar sua primeira Copa do Mundo, os torcedores do Cruzeiro esperam grandes atuações do camisa 10 e lidam com o sentimento de não poder vê-lo mais em ação no gramado do Mineirão. É que clubes europeus, como Monaco (França) e Napoli (Itália), já sinalizam interesse na contratação do jogador. A diretoria cruzeirense negou ter recebido qualquer oferta do Velho Continente e ressaltou o desejo de contar com Arrascaeta até dezembro, mas, conforme noticiado pela imprensa uruguaia, o futuro do meio-campista tende a ser longe de Belo Horizonte.

Situação com o Cruzeiro

O Cruzeiro detém 25% dos direitos econômicos de Arrascaeta. O restante está dividido entre a rede varejista Supermercados BH (25%) e o Defensor-URU (50%, com participação de investidores). Em fevereiro, o clube celeste estendeu o contrato com o camisa 10 por mais dois anos, até dezembro de 2021 (o vínculo anterior iria até dezembro de 2019). A multa rescisória é de R$ 120 milhões.

Arrascaeta, de 24 anos, é o segundo maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro, com 42 gols, e o gringo que mais disputou partidas, com 165 jogos. Ele conquistou a Copa do Brasil de 2017 e o Campeonato Mineiro de 2018. Se permanecer na Toca da Raposa, o uruguaio ajudará o time nos duelos decisivos com o Flamengo, nos dias 8 e 29 de agosto (duas quartas-feiras, às 21h45), pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Números da carreira de Arrascaeta

Jogos: 244
Gols: 62

Defensor-URU: 65 jogos e 18 gols

Cruzeiro: 165 jogos e 42 gols

Seleção Uruguaia: 14 jogos e 2 gols

Tags: copa2018 mercadobola interiormg seriea arrascaeta cruzeiro