Cruzeiro

CRUZEIRO

Thiago Neves admite fase complicada no Cruzeiro e promete voltar a ser decisivo no segundo semestre: 'Estou me preparando'

Meia creditou rendimento ruim nos últimos duelos a problema na panturrilha

postado em 18/06/2018 16:25 / atualizado em 18/06/2018 17:15

Juarez Rodrigues/EM D.A Press
Talvez o meia Thiago Neves tenha sido o jogador do Cruzeiro que mais comemorou a paralisação das principais competições no Brasil e na América do Sul para a disputa da Copa do Mundo. Com tempo livre de preparação, ele terá condições de se recuperar das dores na panturrilha direita que o prejudicaram nas últimas apresentações pela Raposa. Artilheiro do elenco em 2018, com nove gols, o camisa 30 não marca há cinco partidas e admitiu incômodo pela queda de rendimento.

“Muito importante essa pausa. Vários jogadores já começavam a sentir dores, eu também. Minha panturrilha vinha incomodando há algum tempo, para mim foi importantíssimo (a paralisação para a Copa do Mundo), para outros jogadores também, como Dedé, Henrique e Robinho, que vinham em grande sequência de jogos. Então muita gente estava desgastada, os jogos contra Chapecoense e Paraná foram nítidos, nossa intensidade não foi a mesma dos jogos anteriores. Óbvio que queríamos terminar essa primeira etapa lá no topo da tabela. Não foi possível, mas saímos para essa pausa muito felizes, pois conseguimos os objetivos que tínhamos colocados como meta. Está todo mundo de parabéns, pois nos doamos e nos cuidamos para atingir esse objetivo”, disse Thiago, em entrevista à Rádio Itatiaia.

O Cruzeiro encerrou o primeiro semestre com o título de campeão mineiro (vitória sobre o Atlético), a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores (enfrentará o Flamengo) e a oitava colocação no Campeonato Brasileiro (18 pontos). O time ainda venceu o Atlético-PR por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No geral, foram 35 jogos, com 22 vitórias, sete empates e seis derrotas. A Raposa marcou 53 gols e sofreu 19.

Especialmente na Copa Libertadores, Thiago Neves ostenta bons números: seis jogos e quatro gols. O armador, porém, ‘deixou’ de ser garçom, pois contribuiu com apenas duas assistências em 25 partidas na temporada. Como comparação, Thiago disputou 57 jogos em 2017 e marcou 17 gols, além de ajudar 14 passes para os companheiros balançarem a rede. No regresso às competições, em julho, o destaque do elenco cruzeirense promete melhorar para ser decisivo.

“O número de assistências caiu um pouco, mas sempre procuro fazer a minha parte. Continuo da mesma forma, jogando meu jogo, não sendo fominha. Mas quando voltar, tentarei melhorar o número de assistências. Estou sentindo um pouco abaixo, mas tudo isso por causa da minha panturrilha, que me atrapalhou muito. No jogo contra a Chapecoense (derrota por 2 a 0, na Arena Condá, em 9 de junho) já saí chateado, pois estava me sentindo bem e, de repente, passei a sentir dor forte. Mas esses seis meses foram bem abaixo do ano de 2017. Essa pausa é fundamental para melhorar minha parte física, fortalecer meu corpo, minha panturrilha, pois quando voltar só haverá decisões pela frente. Preciso estar preparado para ajudar o Cruzeiro nessas competições, nas quais temos o objetivo de ser campeões de todas”.

Para se condicionar, Thiago faz trabalho à parte com um preparador físico particular durante o período de folga prolongada. “Trouxe o Felipe comigo. Já trabalha comigo desde a época do Al Jazira, já vinha me acompanhando, é um profissional muito bom. Quando estávamos programando a pausa, já o coloquei em contato com o Dudu e o Anderson, os dois preparadores do Cruzeiro, com o Charlinho (Charles Costa, fisioterapeuta), o médico (Sérgio Campolina), e pedi que eles passassem a programação de treinamentos, tal como passaram para outros jogadores. Óbvio que a minha é um pouco diferente, pois não posso ter contato no piso, não posso fazer os treinos que quero fazer, então passaram tudo para ele. Começamos ontem, foi certo eu trazer, eu preciso estar 100% na volta e ser decisivo de novo”.

Por fim, TN30 enviou um recado aos cruzeirenses e prometeu evoluir a ponto de ser tão participativo quanto na conquista da Copa do Brasil de 2017. “Sei que fui abaixo, então estou me preparando todos os dias para ser decisivo e ser o jogador que a torcida viu no Cruzeiro. Podem ficar tranquilos, que vou voltar bem melhor e ser tão decisivo quanto no ano passado”.

O Cruzeiro retornará aos treinamentos na Toca da Raposa na próxima segunda-feira, 25 de junho. Nos dias 4 e 11 de julho (duas quartas-feiras), às 21h45, haverá dois amistosos contra o Corinthians: o primeiro no Mineirão e o segundo na Arena Corinthians. Na segunda-feira, 16/7, o time enfrentará o Atlético-PR, em Belo Horizonte, pelo segundo embate das oitavas de final da Copa do Brasil. Já na quinta, 19/7 (19h30), será a vez de fazer clássico com o América, também no Gigante da Pampulha, pela 13ª rodada do Brasileiro. Na Copa Libertadores, os duelos com o Flamengo serão, respectivamente, nos dias 8 e 29 de agosto (quartas-feiras), em Maracanã e Mineirão.