Cruzeiro

CRUZEIRO

Para encerrar bem o Brasileiro, Cruzeiro desafia histórico adverso contra o São Paulo

Time celeste leva desvantagem no retrospecto contra o Tricolor paulista

postado em 17/11/2018 06:00 / atualizado em 16/11/2018 21:00

Juarez Rodrigues/EM D.A Press
A 21 pontos do líder Palmeiras e com 10 de vantagem sobre a Chapecoense, 17ª, o Cruzeiro está com a vida resolvida no Campeonato Brasileiro, pois conquistou a Copa do Brasil e tem passaporte assegurado na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019. A situação confortável, no entanto, não tira o foco da equipe na reta final da competição. É o que garante o auxiliar técnico Sidnei Lobo, às vésperas de enfrentar o São Paulo, às 19h deste domingo, no Morumbi, pela 35ª rodada.

“Antes do jogo contra o Corinthians, ouvi muita gente falando que o Cruzeiro atingiu seu objetivo e está apenas administrando. A gente não pensa assim. A gente pensa de uma maneira totalmente diferente. Temos que ter comprometimento com todos e com respeito com os atletas que vão entrar. Até podemos perder o jogo, mas estaremos forte para competir. Não é pensar nos outros, mas em nós mesmos. Temos que chegar em um patamar melhor na competição. Também precisamos respeitar a instituição”.

Será o segundo jogo consecutivo de Sidnei no comando do time no Brasileiro. Ele substituirá o técnico Mano Menezes, que passa por tratamento de pele em uma clínica de São Paulo. Nessa quarta-feira, a Raposa teve boa apresentação diante do Corinthians, no Mineirão, e venceu por 1 a 0. O gol marcado pelo atacante David, aos 13min do primeiro tempo, colocou o clube em sétimo lugar na competição, com 49 pontos.

Desde o título da Copa do Brasil, conquistado no dia 17 de outubro com vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, em São Paulo, o Cruzeiro emplacou sequência positiva no Brasileiro. Em seis jogos, venceu quatro e perdeu dois, com 66,66% de aproveitamento. Para continuar o bom momento, o time mineiro desafiará o histórico adverso em confrontos com o Tricolor paulista. O retrospecto geral aponta 83 partidas, com 21 vitórias cruzeirenses, 21 empates e 41 triunfos são-paulinos.

Considerando apenas os duelos pela elite nacional, a supremacia do São Paulo é maior: 34 vitórias, 15 empates e apenas 12 derrotas. Ainda que a disparidade perdure, o Cruzeiro tentará diminuir a diferença. “Eles devem estar muito motivados para esse confronto. E nós temos um compromisso muito grande com o nosso torcedor e com os atletas que vão atuar. Temos que terminar bem. Tem tudo para ser um grande jogo, diante de um adversário forte, mas se estivermos concentrados do início ao fim teremos condições de vencer”, ressaltou Sidnei Lobo.

A última vitória do Cruzeiro sobre o São Paulo no Morumbi traz boas lembranças. Foi pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil de 2017, da qual o time se sagrou campeão. No dia 13 de abril, os gols do volante Hudson – hoje capitão são-paulino – e do atacante Lucas Pratto, contra, decretaram o placar de 2 a 0 favorável aos mineiros. Pelo Brasileiro, o êxito cruzeirense mais recente na casa do adversário ocorreu em 20 de julho de 2013, pela oitava rodada. Atualmente no América, o atacante Luan teve noite inspirada e anotou os três gols celestes na vitória por 3 a 0.

No turno do Brasileiro de 2018, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram no Mineirão, em 29 de julho, pela 16ª rodada. Diante de mais de 26 mil torcedores (21.566 pagantes), a equipe da casa desperdiçou um pênalti com o centroavante Hernán Barcos (chutou a bola no travessão) e perdeu por 2 a 0, gols de Diego Souza e Everton. Na ocasião, o Tricolor subiu à vice-liderança, com 32 pontos, e a Raposa caiu para oitavo, com 24.

Números de Cruzeiro x São Paulo

Geral: 83 jogos

Vitórias do Cruzeiro: 21
Empates: 21
Vitórias do São Paulo: 41
Gols do Cruzeiro: 81
Gols do São Paulo: 116

Campeonato Brasileiro: 61 jogos

Vitórias do Cruzeiro: 12
Empates: 15
Vitórias do São Paulo: 34
Gols do Cruzeiro: 57
Gols do São Paulo: 93

No Morumbi: 36 jogos

Vitórias do São Paulo: 19
Empates: 9
Vitórias do Cruzeiro: 8
Gols do São Paulo: 45
Gols do Cruzeiro: 32

Tags: São Paulo seriea futnacional interiormg saopaulosp cruzeiro