Cruzeiro

CRUZEIRO

Em busca de lateral-direito, Cruzeiro tem Gilberto, do Fluminense, como alvo

Jogador de 25 anos tem os direitos econômicos ligados à Fiorentina, da Itália

postado em 05/12/2018 18:00 / atualizado em 05/12/2018 19:08

Lucas Merçon - FFC
O Cruzeiro mira a contratação de um lateral-direito para disputar posição com Edilson em 2019. Segundo apurou o Superesportes, Gilberto, de 25 anos, que defendeu o Fluminense em 2018, é um dos jogadores da posição que agradam à comissão técnica de Mano Menezes.

Gilberto tem os direitos econômicos ligados à Fiorentina, que pagou 1,5 milhão de euros (R$ 5,1 milhões à época) para adquiri-lo em julho de 2015 (Botafogo e CFZ-RJ receberam € 750 mil cada). Considerado uma promessa por ter passado pela base da Seleção Brasileira, o jogador não se adaptou ao futebol italiano e fez apenas sete partidas a serviço da Viola, com a qual tem vínculo até 30 de junho de 2020.

A Fiorentina, então, emprestou o lateral em quatro oportunidades. Nas duas primeiras, para os italianos Verona e Latina. Depois, a Vasco e Fluminense. No futebol brasileiro, Gilberto voltou a se destacar. Em 34 jogos, marcou seis gols – três no Brasileiro, dois na Copa do Brasil e um no Carioca – e colaborou com cinco assistências.

A boa sequência pelo Fluminense abriu, inclusive, possibilidade de convocação à Seleção Brasileira, quando Fagner sofreu lesão muscular na coxa esquerda. Só que Gilberto também se machucou: teve edema ósseo no joelho esquerdo diagnosticado no dia 14 de setembro e perdeu o restante da temporada. O último jogo dele em 2018 foi justamente diante do Cruzeiro: derrota por 2 a 1, em 25 de agosto, no Mineirão, pela 21ª rodada do Brasileiro.

O Flu já apresentou proposta para renovar com Gilberto e está ciente do interesse do Cruzeiro. Clubes que consultaram a situação do lateral-direito junto à diretoria do Tricolor também tomaram conhecimento da possível investida celeste. A Fiorentina, por sua vez, recebeu uma sondagem da Turquia. Contudo, o desejo de Gilberto é seguir no Brasil. Ele está em fase final de recuperação do edema no joelho e deve iniciar normalmente a pré-temporada em 2019.

A busca do Cruzeiro por um lateral-direito se deve ao fato da provável saída de Ezequiel e também por Edilson, uma das principais contratações da atual gestão, não ter apresentado em Belo Horizonte o mesmo futebol que o consagrou como destaque do Grêmio. Tanto que em 2018 o técnico Mano Menezes improvisou por várias vezes o volante argentino Lucas Romero na posição.

Além de Gilberto, o Cruzeiro monitora o lateral-esquerdo Dodô, que pertence à Sampdoria, da Itália, e jogou a temporada 2018 emprestado ao Santos. Mano quer para a posição um atleta de nível semelhante ao de Egídio. Marcelo Hermes, reserva de 2018, teve rendimento discreto na equipe e já foi liberado para retornar ao Benfica, de Portugal. 

Tags: gilberto cruzeiro lateral-direito interiormg futnacional fluminenserj mercadobola