Cruzeiro

CRUZEIRO

De olho nas promessas: atletas da base do Cruzeiro devem ter mais chances em 2019

Base do clube estará envolvida em várias disputas simultâneas

postado em 07/12/2018 12:52 / atualizado em 07/12/2018 13:06

<i>(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Divulgacao)</i>
A comissão técnica do Cruzeiro aproveitou alguns jogos do Brasileiro, que não foi prioridade no clube, para dar chance a jovens valores, como ocorreu domingo, na despedida da temporada, em Salvador, contra o Bahia. Hoje, na partida contra o Nacional-URU, às 21h, no campo da Puc-RS, em Porto Alegre, pela quarta rodada da Copa RS Sub-20, o torcedor terá chance de conferir o desempenho de atletas que poderão estar no time principal no ano que vem ou que já apareceram neste ano.

Com duas vitórias e uma derrota, a equipe celeste encerrará a participação na primeira fase da competição. Depois, ficará atenta aos outros resultados da Chave B, que terá também hoje Flamengo x Independiente-ARG. O líder, São Paulo, com campanha igual à da Raposa, mas levando vantagem no saldo de gols, folga nesta rodada.

Entre os atletas que já atuaram pelos profissionais se destaca o atacante Laércio. O jogador, de 20 anos, entrou no grupo profissional na goleada por 3 a 0 sobre o Vitória, em 21 de novembro, e no 0 a 0 com o tricolor baiano, há seis dias. Ele está emprestado pelo Salgueiro-PE até 31 de dezembro e só permanecerá se o Cruzeiro exercer a opção de compra dos direitos, o que deverá ser feito.

Outro que já jogou na equipe de cima é o zagueiro Cacá, de 19. Não só atuou como foi titular em duas oportunidades: na derrota para o Vasco, em outubro, e no último compromisso deste ano. No duelo de dois meses atrás teve chance ainda o lateral Rafael Santos.

O também atacante Marcelo, de 20, teve nada menos que cinco oportunidades entre os profissionais e ainda busca o primeiro gol. Já o zagueiro Gustavo Rissi e o armador Michel foram relacionados, mas aguardam a primeira chance de jogar na equipe principal.

Antes de pensar em brilhar na equipe principal, os jovens cruzeirenses miram o título do torneio no Rio Grande do Sul. “Espero que seja o primeiro de muitos e que eu possa seguir ajudando o time com vários gols. É uma temporada de muito trabalho. Estes números sãos fruto de um trabalho de toda a equipe, o que tem feito meus gols acontecerem”, afirmou Marcelo, referindo-se àquele que abriu o caminho da goleada por 3 a 0 sobre o Independiente-ARG, quarta-feira. Ele é o artilheiro cruzeirense no ano, com 14 gols.

JOIA Na reserva do sub-20 está uma das maiores promessas da base celeste nos últimos tempos. Trata-se do atacante Vinícius Popó, de apenas 17 anos, e que já marcou 121 gols.

Aproveitar as revelações é uma das boas saídas do Cruzeiro para a próxima temporada. Afinal, a diretoria anunciou que não tem recursos para fazer grandes investimentos em contratações.

Mesmo assim, está atenta ao mercado. Segundo o vice-presidente executivo de futebol, o clube quer um lateral-direito, um lateral-esquerdo e um atacante de velocidade para atuar pelos lados do campo.

Tags: cruzeiroec nacional seriea