Cruzeiro

CRUZEIRO

Fora dos planos, atacante Rafael Sobis rescinde contrato e não joga mais no Cruzeiro

Jorge Machado, empresário do atleta, confirmou despedida de Sobis do clube

postado em 04/01/2019 14:59 / atualizado em 04/01/2019 18:27

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
O atacante Rafael Sobis rescindiu nesta sexta-feira seu contrato com o Cruzeiro. Jorge Machado, empresário do jogador, divulgou o momento da despedida nas redes sociais. 


Sobis, que tinha vínculo com o clube celeste até dezembro, deverá acertar com o Internacional, embora seja pretendido por Goiás, Ceará e Fortaleza. O veterano de 33 anos construiu grande identificação com o Colorado, pelo qual conquistou, como destaque, os títulos da Copa Libertadores de 2006 e 2010. Em 169 partidas pelo time gaúcho, ele marcou 48 gols.

Nessa quinta-feira, a diretoria do Cruzeiro já havia detalhado o processo de rescisão contratual. “Estamos finalizando a rescisão dele (Rafael Sobis). Está faltando tempo para parar e ligar para o procurador dele para ajustar o último detalhe. A rescisão foi feita como a do Ezequiel, que assinou hoje. O Cruzeiro pensa em enxugar a folha, mas você não consegue enxugar em um ano, só de um ano para outro. O caso do Rafael vai diminuir bem o valor. Muitos torcedores questionam: ‘ah, mas o Cruzeiro comprou e liberou de graça’. Só que chega um momento em que você não consegue mais vender o jogador. Pelo salário do jogador ser muito alto, você faz um acordo de rescisão bem mais baixo e assume aquele compromisso mensal. Veremos essa diminuição da folha no ano que vem, assim que acabarem as parcelas”, disse o vice-presidente de futebol, Itair Machado.

Em 2018, Rafael Sobis disputou 40 jogos pelo Cruzeiro, sendo 19 como titular, e marcou oito gols. Nas 21 oportunidades em que foi acionado como reserva pelo técnico Mano Menezes, o atacante entrou depois dos 30min do segundo tempo em 11. De acordo com o banco de dados da plataforma Ogol, Sobis teve 1772 minutos em campo em partidas oficiais, além de 104 minutos nos amistosos de intertemporada contra o Corinthians.

Na tarde desta sexta-feira, Sobis publicou uma mensagem, agradecendo aos funcionários e aos torcedores do Cruzeiro: 'Consegui entrar na história de mais um grande clube.'


Rafael Sobis foi contratado em 2016 pelo Cruzeiro, que desembolsou US$ 5 milhões ao Tigres – o clube celeste ainda deve parte do valor aos mexicanos. Com a camisa azul, camisa 7 conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018) e um Campeonato Mineiro (2018). No geral, ele balançou as redes 28 vezes em 119 partidas.

Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, Mano Menezes avaliou a passagem de Sobis pela Raposa. “Teve uma passagem importantíssima e nos ajudou nos principais momentos. Mesmo quando não estava jogando, nos ajudou com sua experiência, com sua trajetória vencedora, com seu comportamento que tem que ter nesses momentos, não apenas para jogar, mas também para ajudar seus companheiros. Foi um atleta exemplar. O fato de ambicionar mais jogos como ele tem o direito de fazê-lo é que nos levou a achar que o caminho deveria ser outro. Aqui não estávamos encontrando mais a possibilidade de colocá-lo e de dar tantas oportunidades a ele. Essa é a hora que o atleta deve procurar um lugar onde isso possa acontecer mais vezes. O jogador vencedor tem esse perfil. É muito bom em determinados momentos, mas em outros, quando não é utilizado, fica incomodado. Esses jogadores são vencedores por isso e eu desejo a ele boa sorte na próxima temporada”.

Tags: Rafael Sobis cruzeiroec interiormg mercadobola internacionalrs cearace goiasgo futnacional seriea