Cruzeiro

CRUZEIRO

Laboratório celeste: com baixas no grupo do Cruzeiro, Mano Menezes usa início de temporada para testes

Reservas aproveitam jogos-treinos para mostrar serviço para o técnico

postado em 16/01/2019 09:18 / atualizado em 16/01/2019 10:03

Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press
Se a torcida do Cruzeiro lamenta o fato de não poder contar com jogadores importantes neste início de temporada, os reservas tratam de aproveitar as chances para mostrar serviço. No jogo-treino contra o Democrata-SL na tarde dessa terça-feira, na Toca da Raposa II, os titulares celestes venceram a primeira parte por 2 a 1.

Rafinha, substituto do uruguaio De Arrascaeta, vendido para o Flamengo, abriu o placar. Já David, que entrara na vaga de Thiago Neves (em recuperação de estiramento na panturrilha direita), fez 2 a 0 depois de assistência de Raniel – que virou titular devido à ausência de Fred, que fraturou o nariz em choque com o goleiro Glaycon, do Coimbra, no sábado.

O bom desempenho deixa os torcedores mais tranquilos para este início de ano, em que a equipe usará os jogos do Campeonato Mineiro como parte da pré-temporada. O próprio técnico Mano Menezes já havia deixado claro que pretende utilizar o Estadual para dar oportunidade a atletas que não foram muito aproveitados ou que nunca vestiram a camisa celeste, caso de Renato Kayser, contratado em maio do ano passado e emprestado em seguida ao Atlético-GO. No jogo-treino contra o Democrata, o jogador revelado pelo Vasco se destacou entre os reservas com um gol e uma asssistência.

No caso de David, a expectativa é ainda maior. O atacante foi contratado em dezembro de 2017 depois de se destacar no Vitória. Porém, chegou contundido ao Cruzeiro e demorou não só para se recuperar como também para voltar ao ritmo normal de jogo.

Agora, podendo realizar a pré-temporada com os companheiros, a expectativa é que consiga atuar novamente em alto nível. Ele, inclusive, é o jogador de velocidade que Mano Menezes dispõe no momento – a direitoria continua trabalhando para buscar outro, investindo em Bruno Henrique, do Santos, mas ainda não obteve sucesso.

Já Raniel tem a vantagem de poder atuar tanto na vaga de Fred quanto pelos lados. Nessa terça, esteve mais centralizado, vencendo a concorrência de jogadores como Barcos e Sassá, mas nem por isso deixou de sair da área para buscar o jogo e servir aos companheiros, como no gol de David. Aos 22 anos, Raniel entra na terceira temporada como profissional no Cruzeiro. Ele soma 79 jogos e 13 gols.

Rafinha, por sua vez, é o mais experiente deles. Aos 35 anos, é uma espécie de 12º titular desde que chegou ao clube, em julho de 2016, sempre entrando quando algum jogador teve problemas ou mesmo por opção de Mano, correspondendo à confiança do treinador.

De qualquer forma, ainda é cedo para falar no time que estreará no Campeonato Mineiro no sábado, às 16h30, em Divinópolis, contra o Guarani. Se Thiago Neves está vetado, Fred luta para conseguir estar em campo.

NEGOCIAÇÕES


Enquanto Mano Menezes trabalha a equipe, a diretoria segue buscando reforços. O armador Rodriguinho continua muito perto, mas ainda faltam detalhes, que podem ser sanados hoje ou no máximo até o fim da semana. Outro nome cogitado é o de Marquinhos Gabriel, que está no Corinthians.

Já o goleiro Gabriel Brazão, que está no Chile com a Seleção Brasileira para a disputra do Sul-Americano Sub-20, interessa a clubes italianos. O Chievo Verona teria oferecido 3 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões), com a Fiorentina tendo entrado no páreo.

O zagueiro Manoel e o armador Mancuello, por sua vez, se despediram da Toca da Raposa II. O primeiro foi para o Corinthians e o segundo, para o Toluca, do México. “Querido Cruzeiro, foi um 2018 vitorioso e com muitas alegrias, queria agradecer muito a todos, começando desde o mais humilde funcionário até a maravilhosa torcida azul por ter me acolhido sempre”, escreveu o argentino, em uma rede social.

 

Tags: Sete Lagoas jogo-treino democrata menezes mano cruzeiro cruzeiroec interiormg futnacional seriea