Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro precisa de difícil combinação de placares para liderar 1ª fase do Mineiro

Time celeste está na terceira posição, abaixo de Atlético e América

postado em 14/03/2019 08:00 / atualizado em 14/03/2019 08:44

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro precisa de uma difícil combinação de resultados para liderar a primeira fase do Campeonato Mineiro. Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o time celeste, terceiro colocado com 19 pontos, tem apenas 2,4% de probabilidade de alcançar o topo ao término das 11 rodadas. O índice do líder Atlético é de 72%, enquanto o do América, segundo colocado, é de 25,6%.

Nas últimas rodadas, o Cruzeiro enfrenta o Tupi, às 16h deste sábado, em Juiz de Fora, e a Caldense, às 21h30 de quarta-feira, no Mineirão. Será necessário vencer os dois jogos para alimentar as chances de chegar à primeira posição, além de ficar de olho nos caminhos de Atlético e América, que duelarão às 16h de domingo, no Gigante da Pampulha.

Favorito à primeira colocação, o time alvinegro pegará o Tupynambás na quarta-feira, às 21h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. Já o Coelho receberá o Guarani de Divinópolis, no Independência, no mesmo dia e horário.

Vantagens

O time de melhor campanha na primeira fase do Campeonato Mineiro terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols caso chegue às semifinais e à decisão. Nas quartas de final, disputada em partida única, o único benefício é atuar como mandante, já que a igualdade no placar levará o confronto para os pênaltis.

Confrontos

Conforme o regulamento do Campeonato Mineiro, os duelos das quartas de final serão realizados em cruzamento olímpico: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º. Nesse momento, os jogos seriam: Atlético x Tombense; América x Caldense; Cruzeiro x Tupynambás e Boa x Patrocinense. Os classificados às semifinais também serão ordenados de acordo com suas respectivas campanhas nos pontos corridos (1º melhor x 4º melhor e 2º melhor x 3º melhor).

Título

O Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro de 2018 justamente por ter sido o líder da primeira fase. Na decisão, o time perdeu a partida de ida para o Atlético, por 3 a 1, no Independência, e venceu o segundo jogo por 2 a 0, no Mineirão.

Classificação do Mineiro

1- Atlético - 22 pontos (7 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e 16 gols de saldo

2- América - 21 pontos (6 vitórias, 3 empates e 0 derrota) e 14 gols de saldo

3- Cruzeiro - 19 pontos (5 vitórias, 4 empates e 0 derrota) e 11 gols de saldo

Projeções que favorecem o Cruzeiro:


- Vitórias elásticas

Não basta ao Cruzeiro vencer. É preciso ganhar com tranquilidade de Tupi e Caldense. Só assim o clube teria condições de superar o América em uma eventual decisão por saldo de gols.

- Tropeços do Atlético

O Cruzeiro terá chance de ultrapassar o Atlético somente se este não ganhar de América e Tupynambás.

- América vence Atlético e empata com Guarani

Cruzeiro e América ficariam iguais em pontos (25) e vitórias (7). O saldo de gols determinaria o time mais bem posicionado. Atualmente, o Coelho está à frente nesse quesito: 14 a 11. O Atlético, claro, teria de empatar ou perder diante do Tupynambás.

Hipóteses que encerram as chances de liderança da Raposa


- Deixar de vencer Tupi ou Caldense

O Cruzeiro chegará no máximo a 23 pontos. Mesmo se Atlético e América empatarem o clássico e, posteriormente, perderem para Tupynambás e Guarani na última rodada, o time celeste seria superado pelo alvinegro no número de vitórias: 7 a 6.

- Uma vitória do Atlético

Conforme já explicado, se ganhar de América ou Tupynambás, o Atlético contabilizará 25 pontos e oito vitórias. O Cruzeiro também pode somar 25 pontos, porém só chegará a sete vitórias.

- Duas vitórias do América

Com duas vitórias, o América terá 27 pontos. O Cruzeiro só pode ir a 25.

Tags: interiormg futnacional combinações resultados cruzeiro mineiro