Cruzeiro

CRUZEIRO

Com atuação de gala, Cruzeiro goleia Patrocinense e se classifica para semifinal do Mineiro

Time celeste fez uma de suas melhores exibições na temporada neste sábado

postado em 23/03/2019 20:50 / atualizado em 23/03/2019 23:09

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)</i>
Os quase 20 mil torcedores do Cruzeiro que marcaram presença no Mineirão certamente não se arrependeram do programa de sábado à noite. Com exibição de gala, em uma das melhores atuações da equipe na temporada, o time celeste dominou o Patrocinense, goleou por 5 a 0 e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados por Fred, Rodriguinho (2x) e Marquinhos Gabriel, que também deixou sua marca duas vezes.

O próximo rival do Cruzeiro pelo Estadual ainda não está definido, já que outros jogos das quartas de final serão disputados na tarde deste domingo e na noite de segunda-feira. Disputam vagas Atlético e Tupynambás e América e Caldense. O Boa Esporte eliminou o Tombense e já está garantido na fase seguinte. Os confrontos da semifinal estão marcados, inicialmente, para 31 de março (ida) e 7 de abril (volta). 

Depois de garantir classificação, no entanto, o Cruzeiro voltará suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira, o time celeste recebe o Deportivo Lara em jogo adiado da 2ª rodada do Grupo B. A partida está marcada para as 21h30, no Mineirão. 

O jogo

Como a maioria dos clubes do interior nos duelos contra as equipes de Belo Horizonte, o Patrocinense se fechou no campo defesa nos minutos iniciais da partida diante do Cruzeiro. A estratégia neste sábado, porém, só funcionou até os 7 minutos, quando Rodriguinho recuperou a posse e deixou a bola com Robinho. O maior 'garçom' da equipe celeste na temporada serviu Fred dentro da área, e o camisa 9 tocou por cima, na saída de Jeferson. 1 a 0. Foi a quarta assistência de Robinho e o sétimo gol de Fred na temporada.

Apesar de sair atrás do placar tão cedo, o Patrocinense não mudou seus planos. Seguiu marcando do meio-campo para trás, tentando diminuir os espaços e recuando a linha de marcação. O Cruzeiro, muito superior tecnicamente e trocando passes com facilidade, aproveitou nova falha do rival para ampliar o marcador. Aos 22', Rodriguinho recebeu na entrada da área, fintou três marcadores e deu um toque de bico. O goleiro Jeferson ainda tentou defender, mas a bola acabou entrando, lentamente, em seu canto direito. 2 a 0. Com quatro gols, o meia é o vice-artilheiro do time em 2019.

Com muito ímpeto ofensivo, o clube celeste seguiu assustando o Patrocinense na reta final da primeira etapa e quase marcou o terceiro. Aos 27', Fred chegou a fazer o gol de cabeça, após cruzamento de Egídio, mas o árbitro Ronei Cândido Alves assinalou falta. O lance gerou muita reclamação dos cruzeirenses. Aos 35', foi Lucas Silva que quase deixou sua marca. O volante desviou de cabeça após cobrança de falta de Robinho e o goleiro Jeferson fez importante intervenção.

O Cruzeiro não diminuiu o volume de jogo na volta do intervalo. Em noite inspirada, o time de Mano Menezes precisou de três minutos na etapa final para marcar duas vezes. Ambos com Marquinhos Gabriel. O primeiro, no lance inicial, aconteceu após de bonita triangulação com Fred e Rodriguinho. O meia recebeu em velocidade, invadiu a área e bateu cruzado. 3 a 0. Dois minutos depois, Rodriguinho tocou de letra para Fred, que lançou Marquinhos. O camisa 20 entrou na área sozinho e, na saída de Jeferson, deu cavadinha certeira. 4 a 0.

E não parou por aí. Aos 29', Rodriguinho ainda deixou sua marca pela segunda vez na noite deste sábado. David, que substituiu Robinho, fez jogada individual pela esquerda e cruzou para a área. Sassá dividiu com o goleiro Jeferson e a bola sobrou para o meio-campista, que só completou para o fundo das redes. 5 a 0. Foi o último tento do Cruzeiro, que também garantiu classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. 

CRUZEIRO 5X0 PATROCINENSE

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Leo, Dedé e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva; Robinho (David), Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Jadson); Fred (Sassá). Técnico: Mano Menezes

PATROCINENSE
Jeferson; Kellyton, Juninho, Betão e Lucas Chinaqui (Ian); Bruno Moreno, Mauro Viana (Leandro Oliveira), Tony Galego (Maikon Aquino) e Dedê; Arilson e Felipe Alves. Técnico: Rodrigo Fonseca

Gols: Fred (aos 7'1ºT), Rodriguinho (aos 22'1ºT e 29'2ºT), Marquinhos Gabriel (aos 1'2ºT e aos 3'2ºT)
Cartões amarelos: Mauro Viana e Dedê (Patrocinense)

Público presente: 19.998
Público pagante: 9.831
Renda: R$168.075,00

Motivo: jogo único das quartas de final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 23 de março de 2019 (sábado), às 19h
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Marcyano da Silva Silvestre

Tags: Marquinhos Gabriel fred rodriguinho seriea interiormg cruzeiro