Cruzeiro

COPA LIBERTADORES

Cruzeiro enfrenta River Plate e busca bom resultado nas oitavas da Copa Libertadores

Time celeste tentará combinar cautela e ousadia para fazer boa partida no Monumental de Núñez e vencer jogo desta terça-feira, às 19h15

postado em 23/07/2019 06:00 / atualizado em 23/07/2019 00:24

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>
Um dia depois de saber que fará o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, contra o Internacional, em casa, o Cruzeiro enfrenta o River Plate nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Diferentemente do mata-mata nacional, no qual será importante fazer o resultado como mandante, neste primeiro duelo eliminatório do torneio continental a estratégia permite ser um pouco mais cauteloso, trazendo a decisão para o Mineirão, terça-feira que vem.

Isso não significa que o time celeste jogará para empatar, mas até pela situação de alguns dos principais jogadores, não descarta a possibilidade de voltar com um ponto da capital da Argentina. Se o atacante Fred nem embarcou no domingo devido a labirintite, o armador Thiago Neves tratou de incômodo na panturrilha direita que já o havia deixado fora do confronto com o Atlético, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. 

“Vamos jogar como sempre, como fizemos nestes últimos jogos, com as características que temos fora de casa de estudar o adversário nos primeiros minutos. Mas não vamos ficar só atrás. Quando tivermos a bola no pé, vamos jogar usando a nossa característica, que é a velocidade”, diz o atacante Pedro Rocha, um dos destaques da equipe nas últimas partidas, quando ganhou a condição de titular.

Segundo ele, o Cruzeiro chega mais animado à disputa com o River pelas atuações e a classificação na Copa do Brasil. E também parece mais pronto que o adversário, que atuou apenas três vezes desde maio, sendo dois amistosos e um jogo pela Copa da Argentina, contra o Gimnasia y Esgrima, de Mendoza. “Eles estão voltando de férias e a gente pode tirar um pouco de proveito disso. Tivemos uma parada boa também, mas fizemos alguns jogos maiores e acredito que a nossa condição física esteja melhor que a deles.”

Um ponto em comum entre as duas equipes é o fato de terem comandantes há muito tempo no cargo. Enquanto Marcelo Gallardo é técnico do time argentino desde julho de 2014, Mano Menezes voltou à Toca da Raposa II dois anos depois. Ambos obtiveram conquistas importantes, mas falta ao brasileiro o título da Libertadores, que o rival obteve em 2015 e 2018.

“São duas equipes com ideias diferentes, mas igualmente claras. O River vem com o mesmo treinador há anos e conquistando títulos importantes em função da manutenção das ideias de seu técnico e da execução desse jogo. Vamos estar preparados para enfrentar esse adversário. Será um jogo de intensidade. Temos de exigir tudo da equipe e por isso optei por tirar os principais jogadores contra o Bahia”, explica Mano Menezes.

O jogo de hoje marca a volta do zagueiro Dedé a Buenos Aires. Na partida de ida das quartas da Libertadores’2018 (derrota por 2 a 0), ele ficou marcado por um choque com o goleiro Andrada, do Boca Juniors, que fraturou o maxilar. Acabou expulso, mas não precisou cumprir suspensão na volta porque o Comitê Disciplinar da Conmebol considerou o lance involuntário. Em BH, porém, o defensor voltou a receber o vermelho, na noite em que a Raposa foi eliminada ao empatar por 1 a 1.

O Cruzeiro voltou à capital argentina contra o Huracán na estreia na Libertadores deste ano (vitória celeste por 1 a 0), mas Dedé cumpriu suspensão automática pela expulsão no Mineirão e foi substituído na ocasião por Murilo.

PRATTO NO BANCO


Não bastasse a falta de ritmo de quem disputou apenas uma partida oficial desde que voltou das férias, o River Plate não deverá contar com um de seus principais jogadores: o atacante Lucas Pratto. O ex-jogador do Atlético foi relacionado, mas não está 100% fisicamente após se recuperar de lesão na parte inferior da coluna. 

A última partida do centroavante foi em 30 de maio, quando o time argentino venceu o Athletico por 3 a 0, no Monumental de Núñez, na finalíssima da Recopa Sul-Americana, com um dos gols dele. O camisa 9 não atuou nos amistosos de pré-temporada, contra os mexicanos Chivas e América, nos EUA, nem no único jogo oficial desde o fim de maio, a vitória nos pênaltis sobre o Gimnasia y Esgrima, depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, na estreia de ambos na Copa da Argentina.

Brasileiro


O Cruzeiro foi beneficiado pela goleada do São Paulo sobre a Chapecoense por 4 a 0, na noite dessa segunda-feira, no Morumbi, no encerramento da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Antony, Toró, do ex-cruzeirense Raniel, que estreava, e de Vitor Bueno. Com o resultado, a Raposa continua fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 10 pontos, um à frente do Fluminense (17º), dois a mais que a Chape (18º), a quatro do CSA (19º)  e a cinco do lanterna, Avaí.

RIVER PLATE X CRUZEIRO


River Plate: Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Angileri; Nacho Fernández, Enzo Pérez, Palacios e De la Cruz; Alvarez e Suárez
Técnico: Marcelo Gallardo

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Romero (Ariel Cabral), Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha
Técnico: Mano Menezes

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores

Estádio: Monumental de Núñez

Data: terça-feira, 23 de julho de 2019

Horário: 19h15

Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)

Assistentes: Christian Schelmann e Claudio Urrutia (CHI)

VAR: Piero Maza (CHI)

TV: SporTV

Palmeiras em busca da reação


Além de River Plate x Cruzeiro, outros dois jogos abrem as oitavas de final da Copa Libertadores, hoje, só que às 21h30 (de Brasília). Time de melhor campanha na fase de grupos, o Palmeiras vai a Mendoza enfrentar o Godoy Cruz-ARG. Com apenas uma vitória em quatro jogos depois da parada para a disputa da Copa América e tendo amargado eliminação na Copa do Brasil para o Internacional, o técnico Luiz Felipe Scolari vai escalar força máxima em busca de reação. Já em Quito, a LDU-EQU recebe o Olimpia-PAR, no estádio Casa Blanca.

Tags: Monumental de Núñez River Plate cruzeiro interiormg futnacional libertadores2019