Cruzeiro

CRUZEIRO

Rogério Ceni promete manter base ofensiva do Cruzeiro contra o CSA, fora de casa

Raposa enfrentará alagoanos no próximo domingo, às 19h, pelo Brasileiro

postado em 20/08/2019 07:00 / atualizado em 19/08/2019 22:09

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)</i>
Os torcedores do Cruzeiro se animaram com a atuação da equipe contra o Santos, líder do Campeonato Brasileiro. Fred, aos 43min do primeiro tempo, e Thiago Neves, a 1min do segundo, marcaram os gols da vitória por 2 a 0, no Mineirão, pela 15ª rodada. No jogo de domingo, o time finalizou 19 vezes, além de contabilizar 55% de posse de bola. Em sua estreia, o técnico Rogério Ceni foi premiado pela implantação de um estilo de constante busca pelo ataque. O desafio é manter a estratégia diante do CSA, às 19h do próximo domingo, no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.

“A filosofia de jogo nos meus três anos de trabalho é tentar ser o mais agressivo possível. Com zero a zero, tentar o primeiro. Com um a zero, tentar o segundo. Com dois a zero, tentar o terceiro, para que a gente mate o jogo”, afirmou o treinador.

Quem ouviu bem as orientações de Rogério foi Thiago Neves, responsável por exigir duas grandes defesas do goleiro Éverson, do Santos, além de acertar uma bola no travessão. “Todo mundo sabe chutar, sabe finalizar, o time do Cruzeiro é muito bom, a confiança que ele passou foi o mais importante pra gente finalizar em gols”, destacou o camisa 10, autor de sete gols em 2019.

Para enfrentar o CSA, Ceni deve mexer pouco na formação. Duas dúvidas estão na zaga: Leo não esteve em campo contra o Santos por causa de desgaste muscular na coxa direita, e Dedé pediu substituição no início do segundo tempo em função de câimbras. Como há semana livre de trabalho na Toca da Raposa, a dupla tem chance de recuperação. O caso de Dedé, segundo ele próprio, “não é nada grave”. Todos os atletas serão reavaliados nesta terça-feira, conforme ressaltado por Rogério.

“Quando há uma semana inteira de trabalho, a tendência é haver poucas trocas. Agora, eu dependo, porque tenho o Leo, não sei se ele tem ou não condições de jogar, o Dedé também pediu para sair, não sei se ele volta ou não. Os demais jogadores acabaram dentro do normal. Na terça-feira tem uma nova avaliação de todos para colher todos os índices que medem a parte física e o cansaço dos jogadores”.

Na opinião de Rogério Ceni, possíveis substituições não impactarão no esquema tático do Cruzeiro. “O estilo de jogo é mais ou menos esse. Pode haver uma, duas ou três trocas, o que, para mim, é até comum no futebol. Não vejo problema”.

Volantes


Escalados frequentemente no Cruzeiro treinado por Mano Menezes, Henrique e Ariel Cabral devem diminuir a parceria sob o comando de Rogério Ceni.“É uma dupla com características parecidas e dificilmente vai dar essa evolução, essa profundidade. Tenho maior respeito, os dois têm uma história gigantesca aqui, mas uma hora ou outra, em tese, vão jogar. Em tese, pode acontecer de os dois jogarem juntos novamente em algum jogo, sem problema nenhum. Mas eu achei que era a partir daí a mudança que nós poderíamos ter”.

Por isso, o lateral-esquerdo Dodô, a quem o treinador considera de ótimo trato com a bola, foi improvisado de volante. Futuramente, Robinho e Thiago Neves também deverão ser testados na função. A intenção é ter um homem à frente da defesa, no caso Henrique, e outro com características ofensivas.

Ao bater o Santos, o Cruzeiro saiu da zona de rebaixamento do Brasileiro e subiu para 16º, com 14 pontos. O CSA, próximo adversário, também vem de vitória: 1 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã. Os alagoanos estão em penúltimo na classificação, com 11 pontos, e têm o pior ataque da competição, com quatro gols.

Tags: Rogério Ceni csa cruzeiro interiormg futnacional seriea