Cruzeiro

CRUZEIRO

Envolvido em denúncias, Fabiano de Oliveira Costa pedirá afastamento do departamento jurídico do Cruzeiro

Dirigente é investigado pela PF por suspeita de desvio de dinheiro do clube

postado em 15/10/2019 10:31 / atualizado em 15/10/2019 11:33

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro )</i>
Fabiano de Oliveira Costa se afastará de suas funções como diretor jurídico do Cruzeiro. Conforme apurou o Superesportes, a decisão foi tomada na manhã desta terça-feira em reunião com o presidente do clube, Wagner Pires de Sá. O contato foi feito por vídeoconferência, uma vez que Fabiano está nos Estados Unidos. 



De acordo com a PF, as suspeitas sobre os desvios foram levantadas nas operações Capitu e Escobar. O advogado Ildeu da Cunha, conselheiro do Cruzeiro, também investigado, chegou a ser preso pela Polícia Federal, naquela ocasião, em esquema que vazava informações sigilosas da corporação.

Nos documentos obtidos pela TV Globo, a Polícia Federal afirma que Ildeu “utilizava mecanismos de ocultação” para desviar quantias do Cruzeiro a “beneficiários”. Uma das pessoas responsáveis por receber esses  valores seria Fabiano de Oliveira Costa.

Conforme explicou a repórter, Ildeu emitia notas fiscais ao Cruzeiro por serviços de advocacia. Quando o clube pagava por esses supostos serviços, parte do valor voltava para a conta de Fabiano de Oliveira Costa - em algumas ocasiões, por meio de transferências feitas pela esposa de Ildeu, Laryssa Kar Zan Cunha Pereira.

A TV Globo teve acesso a diálogos interceptados pela Polícia Federal que indicam esses desvios. As transações superam R$ 300 mil no período de um ano. A reportagem mostrou que, em maio, “o valor contabilizado para Fabiano Oliveira Costa, com a sigla CEC (Cruzeiro Esporte Clube) foi de R$ 40 mil”.

Outro lado

Em nota enviada à reportagem no último domingo, Fabiano garantiu que, “mesmo prestando serviços ao Cruzeiro há mais de 23 anos”, nunca se enriqueceu e vive “exclusivamente do trabalho”. 

“Tenho comigo o testemunho de colegas de trabalho e de diretores sobre a lisura do meu comportamento”, disse.

Procurado nesta terça-feira para comentar o afastamento, Fabiano não desmentiu a informação, mas garantiu que não tratou do assunto com a cúpula do Cruzeiro.

“Farei reuniões com o Cruzeiro para que eventuais decisões sejam tomadas. Não falei com ninguém da cúpula do Cruzeiro ainda, como foi mencionado. Nada mudou sobre a nota que o Cruzeiro divulgou”.

No domingo, Wagner Pires de Sá, também em nota, se mostrou surpreso com o conteúdo da reportagem do Esporte Espetacular. “O presidente aguarda o retorno de Fabiano ao Brasil para se posicionar oficialmente”, informou o clube na ocasião. 

Apesar da declaração de Fabiano, o Superesportes mantém o que noticiou.

Veja, na íntegra, a nota divulgada por Fabiano de Oliveira Costa no último domingo:

“Quanto a reportagem divulgada no Esporte Espetacular, nesta data, informo que prestei todos os questionamentos que me foram feitos pela jornalista, entre eles, o de que NUNCA contratei os serviços profissionais do advogado Ildeu da Cunha Pereira e sequer presenciei referidas contratações.

Também reafirmo que nunca recebi qualquer valor do advogado em retorno à supostos contratos fraudulentos, e que todos os serviços por ele prestados, contratados diretamente pela Presidência, foram efetivamente realizados. 

Mesmo prestando serviços ao Cruzeiro há mais de 23 anos, nunca me enriqueci, e vivo exclusivamente do meu trabalho, e tenho comigo o testemunho de colegas de trabalho e de diretores sobre a lisura do meu comportamento.

Aos maledicentes de última hora, que acusam antes de conhecer, faço meu compromisso com a verdade, e a promessa de que provarei em todas as instâncias, a minha absoluta inocência. 

Atenciosamente,
Fabiano Costa"

Tags: fabiano de oliveira costa departamento jurídico interiormg seriea cruzeiro