Cruzeiro

CRUZEIRO

De volta ao time do Cruzeiro, Pedro Rocha terá futuro decidido a partir da próxima semana; permanência depende de investimento

Atacante pertence ao Spartak Moscou e está emprestado até o fim do ano

postado em 11/11/2019 16:30 / atualizado em 11/11/2019 19:58

(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Após se recuperar de dores no tornozelo esquerdo, Pedro Rocha retornou ao Cruzeiro nesse domingo e atuou por cerca de 25 minutos no empate por 0 a 0 com o Atlético, no Mineirão. Emprestado pelo Spartak Moscou até o fim desta temporada, o atacante, porém, tem futuro incerto na Toca da Raposa. A tendência, inclusive, é que ele faça sua despedida nas últimas rodadas da Série A.

Ao Superesportes, o empresário do jogador, Hamilton Bernard, revelou que pretende se reunir com os dirigentes do Cruzeiro a partir da próxima semana. “Eu estou fora do país, volto na próxima semana para sentar e debater a possibilidade de permanência, ou não, do Pedro. Preciso saber a situação e condições do Cruzeiro”, disse. “Até porque, existem outros clubes brasileiros interessados”, garantiu.

Nenhum dos supostos interessados, no entanto, está disposto a pagar pela compra de Pedro Rocha. Isso porque o clube russo, dono dos direitos econômicos do atacante, de 25 anos, exige 15 milhões de euros para abrir qualquer tipo de negociação em definitivo. “Por esse valor, é impossível finalizar qualquer operação”, admitiu Bernard.

Um reempréstimo, desta vez gratuito, também está descartado. O Spartak poderia aceitar, de acordo com o empresário, ceder Pedro Rocha por mais um período, mas recebendo nova quantia. Vale lembrar que, no momento da transferência do jogador para a Toca, a diretoria do Cruzeiro aceitou pagar 750 mil euros (R$ 3,2 milhões na cotação da época) em duas parcelas pelo empréstimo de nove meses.

Questionado se o Cruzeiro já quitou as duas parcelas, Hamilton Bernard disse que preferia não se manifestar sobre o tema. A reportagem apurou que ainda existe débito do clube celeste. Procurado, o clube não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Em 2 de abril, quando anunciou a contratação de Pedro, o então vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, garantiu que o Banco Digimais, patrocinador máster do clube, seria responsável por fazer o pagamento dos R$ 3,2 milhões. “A questão do salário, o banco também ajudará num valor a mais por mês para não onerar muito a folha”, acrescentou Itair na ocasião.

Jogadores em troca?

Naquela oportunidade, Itair Machado também afirmou que o Spartak havia se interessado por jogadores do Cruzeiro. O dirigente projetou que isso poderia ajudar Pedro Rocha a seguir na Toca da Raposa em 2020. “Eles têm interesse em jogadores do Cruzeiro, não podemos revelar os nomes, porque o empréstimo é só até dezembro”, disse Itair em 2 de abril.

Nesta segunda-feira, no entanto, o empresário de Pedro Rocha deu versão diferente sobre o interesse do Spartak. “Itair fez uma lista de jogadores (que poderiam interessar ao Spartak), mas nunca me passou nada. Eu que enviaria ao Spartak. Ele falou que fez a lista, mas não recebi. Eu não ofereci jogadores ou fiquei sabendo de interesse. Fiz um empréstimo de abril até dezembro e foi isso”, completou.

Desde abril, quando chegou ao Cruzeiro, Pedro Rocha disputou 28 jogos e marcou quatro gols. Entre 25 de setembro e 10 de novembro, ele atuou apenas 69 minutos. O atacante não teve lesão constatada, mas deixou o duelo diante do Ceará, pela 21ª rodada do Brasileiro, com dores no tornozelo. Desde então, ele vem tentando se recuperar desse problema. 

Tags: Cruzeiro interiormg futnacional seriea mercadobola Pedro Rocha