Cruzeiro

CRUZEIRO

Oito jogos sem vitória, quatro derrotas seguidas e apenas dois gols: os números que deixaram Cruzeiro à beira da Série B

Time celeste depende de combinação de resultados para escapar do rebaixamento

postado em 06/12/2019 06:30 / atualizado em 06/12/2019 02:47

(Foto: Edson Vara/ Lightpress/ Cruzeiro)
Na 17ª posição do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, o Cruzeiro só não cairá pela primeira vez à Série B se vencer o Palmeiras, no Mineirão, e o Ceará (16º, com 38) perder para o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A combinação de resultados na rodada de domingo, às 16h, é tratada como ‘milagre’ em razão da crise que parece não ter fim.


Na série adversa, o Cruzeiro empatou com Bahia (1 a 1), Athletico-PR (0 a 0), Atlético (0 a 0) e Avaí (0 a 0), e perdeu para Santos (4 a 1), CSA (1 a 0), Vasco (1 a 0) e Grêmio (2 a 0).

Nessas partidas, a equipe marcou apenas dois gols: um com o atacante Sassá, em chute de longa distância diante do Bahia, e outro com o lateral-direito Orejuela, após boa jogada individual contra o Santos.

Dois tropeços ganharam ares de vexame: empate com Avaí e derrota para o CSA, no Mineirão. Os torcedores cruzeirenses se irritaram com a falta de inspiração, especialmente ante os catarinenses. Contra os alagoanos, o time até levou perigo, mas parou em defesas do goleiro Jordi.

David, por exemplo, não balançou a rede nos 33 jogos que disputou na Série A. São mais de 2 mil minutos de seca - quase 34 horas -, sem contar acréscimos. Se considerados números também de 2018, o atacante jogou 52 vezes e anotou apenas um tento, longe de corresponder o investimento de R$ 10 milhões na compra de 70% de seus direitos econômicos ao Vitória.

Fred, maior artilheiro do Brasileiro dos pontos corridos, com 147 gols, contabilizou somente cinco na edição de 2019 (três de pênalti). A última vez em que marcou com a bola rolando foi no empate por 1 a 1 com o CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió, em 25 de agosto.

O goleador do Cruzeiro na Série A é Thiago Neves, com seis tentos. Recentemente, ele foi afastado do grupo pelo gestor de futebol Zezé Perrella, após ter comparecido a um show de pagode em Belo Horizonte. O dirigente considerou inapropriada a conduta do camisa 10 em um momento de grande turbulência do clube.

Coletivamente, a Raposa tem a sua pior campanha no Brasileiro por pontos corridos. São 32,4% de aproveitamento em 37 rodadas, com sete vitórias, 15 empates e 15 derrotas. O time marcou 27 gols, acima apenas dos já rebaixados CSA (23) e Avaí (18). A Chapecoense, que também caiu para a Série B, tem desempenho ofensivo superior ao do Cruzeiro: 30 gols.

Sequência sem vitórias do Cruzeiro


Athletico-PR 0x0 Cruzeiro - 6 de novembro

Cruzeiro 1x1 Bahia - 3 de novembro

O Cruzeiro era…
16º colocado do Brasileiro, com 32 pontos, quando venceu o Botafogo por 2 a 0, no dia 31 de outubro, pela 29ª rodada. O 17º, Fluminense, somava 30.

O Cruzeiro é…
17º colocado do Brasileiro, com 36 pontos, após oito rodadas sem vitória (quatro empates e quatro derrotas). O Ceará, 16º, soma 38. Já o Fluminense, no Z4 há pouco mais de um mês, escapou matematicamente da queda, com 43, e briga por vaga na Copa Sul-Americana.

Tags: Série B Cruzeiro rebaixamento interiormg futnacional seriea