Cruzeiro

CRUZEIRO

Apresentado no Cruzeiro, Filipe Machado muda alcunha, fala sobre características e ressalta missão de recolocar clube na Série A

Jogador de 24 anos concedeu entrevista nesta quinta-feira, na Toca II

postado em 23/01/2020 17:15 / atualizado em 23/01/2020 18:50

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Conhecido até então pelo sobrenome, Machado desjea ser chamado de Filipe Machado no Cruzeiro. “Assim que subi no Grêmio, pedi para ser chamado de Filipe Machado. No início, o pessoal até mudou, mas depois voltaram a me chamar de Machado. Aí ficou. Mas prefiro Filipe Machado”, explicou, em sua apresentação. O jogador teve a solicitação atendida pelo clube ao receber a camisa número 25 com a inicial ‘F.’ antes da alcunha que o acompanhou desde o início da carreira.

Na entrevista desta quinta-feira, na Toca da Raposa II, Filipe Machado falou sobre a felicidade em defender o Cruzeiro. “Meu empresário conversou comigo e disse que tinha a possibilidade de vir para o Cruzeiro. Não podia deixar de atender, pois é um clube com camisa vitoriosa e de muitos títulos. Sinto orgulho em vestir essa camisa”.

Apesar dos 24 anos recém-completados, ele será uma das vozes da experiência do elenco, que conta com 23 atletas sub-23. “Para mim é tranquilo. Também sou muito novo, fiz 24 anos segunda-feira. Acho importante essa mescla de juventude e experiência. Há jogadores que ficaram para contribuir, eu não sou diferente, estou chegando para contribuir. Espero dar meu máximo para colocar o Cruzeiro em seu lugar, que é a elite do futebol”.

Filipe acredita que o grupo de jovens demonstra potencial para alcançar o principal objetivo do clube em 2020: o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. “Foi muito bom assistir ao jogo. São garotos de qualidade, já tive oportunidade de jogar contra o Judivan. São jogadores de muita qualidade e por isso estão no Cruzeiro, um clube gigante que se encontra em situação delicada. Eu chego para contribuir nessa reconstrução. Que no fim do ano consigamos alcançar os objetivos”.

Desconhecido da maior parte dos cruzeirenses, Machado falou um pouco de suas características. Com relação a posicionamento, a preferência é para jogar como primeiro volante. Em fundamentos, destacou bola parada e finalizações. “Jogo como primeiro volante. Atuo como segundo volante também, mas a facilidade maior é de ser o primeiro volante. Procuro fazer com que o time fique muito com a bola. Tenho boa bola parada e boa finalização”.

Filipe Machado foi emprestado pelo Grêmio ao Cruzeiro até dezembro. Segundo o diretor de futebol Ocimar Bolicenho, o jogador já estava nos planos do técnico Adilson Batista, independentemente do negócio envolvendo o lateral-direito Orejuela, cedido pela Raposa ao clube gaúcho. “É importante ressaltar que ele não veio por causa do Orejuela. Já havia sido avaliado pela comissão técnica como um jogador com as características que necessitamos para atender às demandas da comissão técnica”.

Pelo time principal do Grêmio, Machado disputou sete partidas, todas em 2017. No ano seguinte, defendeu o Boa. Apesar da frustração pelo rebaixamento do clube da Série B para a C, o volante celebrou a chegada do filho em Minas Gerais. “O nascimento do meu filho foi em Varginha. Foi uma data que ficou marcada para mim pelo nascimento dele e pela passagem no Boa. Não foi o que a gente esperava, mas profissionalmente foi importante”.

Em 2019, Filipe jogou pelo São José-RS, tendo marcado quatro gols em 27 jogos. Já em 2020, ele conta com o apoio de velhos conhecidos para se firmar no Cruzeiro. “Fui muito bem recebido pelo grupo. Já conhecia o Edilson e o Manoel e eles me apresentaram para o restante dos atletas. Estou muito feliz e espero que este ano possamos fazer um bom trabalho em campo”.

Além de Machado, o Cruzeiro apresentou o lateral-esquerdo João Lucas, ex-Ceará. O meia Everton Felipe, emprestado pelo São Paulo, e o atacante Roberson, sem clube desde que deixou o Bragantino, já se encontram na Toca da Raposa II para testes físicos e exames médicos. Outro reforço será o meia Jhonata Robert, do Grêmio.




Tags: volante Cruzeiro serieb interiormg futnacional gremiors mercadobola Filipe Machado