Cruzeiro

CRUZEIRO

Exames de atletas dão negativo para COVID-19, e Cruzeiro define data de retorno aos treinos

Jogadores terão de seguir um protocolo de saúde na volta aos treinos

postado em 25/05/2020 15:39 / atualizado em 25/05/2020 16:07

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro retornará aos treinos na manhã desta terça-feira. O clube pôde tomar a decisão após receber todos os resultados de testes feitos pelos atletas e pela comissão técnica. Todos eles deram negativo para COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. As atividades estão marcadas para acontecer de 9h às 13h.

Os jogadores serão divididos em cinco grupos. Três deles se apresentarão às 8h30, com início dos treinos previsto para as 9h. Os outros grupos chegarão ao CT às 10h e iniciarão as atividades às 10h30. Todos eles foram orientados para chegar à Toca II já com máscaras e uniformes de treino. 

“Hoje demos mais um passo para o retorno das práticas esportivas. Todos os atletas, membros da comissão técnica e funcionários estão aptos a voltar ao trabalho e agora, mais do que nunca, as práticas de segurança serão redobradas", garantiu Sérgio Campolina, chefe do departamento médico do Cruzeiro.

"Todos os colaboradores que atuam na Toca da Raposa II deverão responder questionamentos diários e vamos ter um controle laboratorial periódico. Novos testes serão feitos de acordo com o restabelecimento da rotina e esperamos que não haja intercorrências. Estamos preparados para qualquer tipo de situação, sabendo que o nosso clube é dono de uma das melhores estruturas para o controle dessa pandemia”, complementou.

Os jogadores realizaram os testes laboratoriais na última segunda-feira. Inicialmente, o Cruzeiro havia marcado o retorno dos trabalhos para a quarta-feira da semana passada. Os resultados, no entanto, não ficaram prontos a tempo. Depois, alguns se mostraram inconclusivos. Eles foram refeitos e os novos resultados apresentados nesta segunda.

Seguindo padrões de clubes da Europa, que começaram a retomada inclusive dos jogos, o departamento médico do Cruzeiro preparou um protocolo de saúde para tomar os cuidados possíveis. Entre as ações, estão medição de temperatura dos atletas ao chegar ao CT, atividades sem aglomerações, entre outros. 

O Cruzeiro paralisou seus trabalhos em 17 de março. No fim daquele mês, os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro decidiram dar férias de 20 dias aos elencos, mas o período acabou ampliado por mais 10 dias, até 1º de maio. Desde então, os atletas têm seguido orientações do departamento de preparação física da Raposa.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional