Cruzeiro

CRUZEIRO

De olho no Brasileiro Sub-20, Cruzeiro prepara protocolo para retorno de atividades da base

Gustavo Ferreira revela intenção de retomar treinos presenciais

postado em 11/07/2020 17:30 / atualizado em 11/07/2020 18:09

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Informado pela Confederação Brasileira de Futebol sobre a intenção de dar início ao Campeonato Brasileiro Sub-20 em 23 de setembro e finalizá-lo em fevereiro de 2021, o Cruzeiro prepara um protocolo de retorno às atividades presenciais na Toca da Raposa I. Diretor de futebol de base, Gustavo Ferreira se mostrou favorável à realização das competições, desde que ocorra da “maneira mais segura possível”.

“O Cruzeiro Esporte Clube mantém o posicionamento favorável ao retorno das competições, desde que siga todos os protocolos pré-determinados e aconteça da maneira mais segura possível, tanto para os atletas quanto para todos os demais profissionais envolvidos”, afirmou, via assessoria do clube, à reportagem do Superesportes.

Por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os jogadores da base do Cruzeiro foram liberados dos treinos em 16 de março. Desde então, têm mantido contato remoto com treinadores, profissionais de saúde e supervisores. Ainda não há uma data certa para a volta, mas Gustavo Ferreira ressaltou que as normativas internas estão em fase de desenvolvimento.

“Dentro deste cenário de pandemia, estamos desenvolvendo nosso protocolo de retorno e, enquanto isso, oferecendo todo suporte aos atletas, através de treinamento online, bem como um acompanhamento de nosso nutricionista, pedagogo, psicóloga, médicos, fisioterapeutas, assistente social e demais membros das comissões técnicas. Nosso contato com os atletas é diário, nos treinamentos e também das aulas em nossa escola, que também estão acontecendo online”.

De acordo com o dirigente, o clube ainda se coloca à disposição para prestar atendimento aos parentes dos jogadores. “Também é importante ressaltar que este acompanhamento é estendido às famílias, caso estas nos façam este pedido”.

Na segunda-feira (6), o técnico da equipe sub-20, Rogério Micale, revelou a dificuldade que os jovens enfrentam para se manter em forma a distância. “Às vezes alguns deles não têm o local ideal para realizar determinada atividade física. Agora, a gente está tendo pé maior da situação toda e estamos tentando de alguma forma colaborar com o desenvolvimento dos nossos atletas. A gente vem fazendo reuniões periódicas com a comissão técnica tratando de trabalhos a serem desenvolvidos”.

Alguns jogadores com idade para atuar na base integram o grupo principal do Cruzeiro, casos do volante Jadsom e Pedro Bicalho, dos meias Maurício e Marco Antônio e dos atacantes Stênio, Riquelmo, Thiago e Vinícius Popó.

Formato do Brasileiro Sub-20


O Campeonato Brasileiro Sub-20 será disputado pelos 20 clubes mais bem posicionados no ranking nacional da CBF: Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Athletico-PR, Atlético, Corinthians, Internacional, Bahia, São Paulo, Chapecoense, Fluminense, Botafogo, Vasco, Sport, Vitória, América, Ceará e Goiás.

O formato da competição é o mesmo de 2019: 19 rodadas na primeira fase, oito times classificados ao mata-mata e jogos de ida e volta nas quartas de final, semifinal e final. No ano passado, o Flamengo se sagrou campeão ao superar o Palmeiras na decisão. O Cruzeiro conquistou o título quatro vezes: 2007, 2010, 2012 e 2017.

Tags: Cruzeiro base interiormg futnacional sub20