Cruzeiro

SÉRIE B

Adversário do Cruzeiro, Paraná tem camisa 10 que fez gol contra Milan e Bayern na Liga dos Campeões e disputou Jogos Olímpicos

Renan Bressan, de 31 anos, jogou grande parte da carreira na Europa

postado em 30/10/2020 08:00 / atualizado em 30/10/2020 08:32

(Foto: Divulgação/Paraná Clube)
O Paraná conta com a qualidade técnica de seu camisa 10, Renan Bressan, para tentar superar o Cruzeiro no duelo desta sexta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela 19ª rodada da Série B. Quinto colocado, com 28 pontos, o Tricolor tem o objetivo de terminar o turno da competição no G4, enquanto a Raposa almeja fugir da zona de rebaixamento (18º, com 17).

No campeonato, Bressan marcou três gols e deu duas assistências em 15 jogos. Segundo o SofaScore, ele apresenta 86% de aproveitamento em passes - média de quase 30 acertos por jogo - e é o atleta do time com mais finalizações (26). Alguns de seus principais atributos são as cobranças de falta e o chute de média distância.

O curioso é que Renan construiu grande parte de sua carreira na Europa. Ainda jovem, aos 18 anos, deixou o Atlético Tubarão, de Santa Catarina, e assinou com o Gomel, da Bielorrússia, em 2007. Após se destacar na liga nacional, despertou a atenção do clube mais tradicional do país, o BATE Borisov, que investiu 180 mil euros (R$ 450 mil na época) em sua contratação, no início de 2010.

Renan Bressan logo se tornou ídolo do BATE, pelo qual conquistou três edições da Premier League (2010, 2011 e 2012), uma Copa Bielorrussa (2009/2010) e duas Supercopas (2010 e 2011). Nas duas primeiras campanhas, o meia terminou como artilheiro, com 15 e 13 gols, respectivamente. No geral, conforme o site Soccerway, contabilizou 51 tentos em 129 jogos oficiais.

(Foto: AFP)

Liga dos Campeões


Em três ocasiões, Bressan representou o BATE Borisov na Liga dos Campeões da Europa. Em 2011/2012, o meia foi o responsável pelos gols nos empates por 1 a 1 com o Milan, pela terceira rodada do Grupo H, e Viktoria Plzen, da República Tcheca, pela sexta rodada. Graças ao atleta, a equipe somou seus dois únicos pontos na chave.

Em 2012/2013, o BATE também se despediu na fase de grupos, mas com uma campanha bem melhor que a da edição anterior: duas vitórias e quatro derrotas. E o brasileiro se destacou ao balançar a rede no triunfo histórico sobre o Bayern de Munique, em casa, por 3 a 1, além de deixar a sua marca no revés por 4 a 2 para o Valencia, na Espanha.


Já em 2010/2011, o clube caiu na terceira pré-eliminatória da Champions ante o FC Kobenhavn, da Dinamarca. Na fase anterior, Bressan havia assinalado um gol na vitória por 5 a 1 em cima do FH Hafnarfjordur, da Islândia, pelo jogo de ida. A quarta participação do meia no torneio foi em 2016/2017, pelo APOEL, do Chipre.

Outro feito importante de Bressan pelo BATE ocorreu nas oitavas de final da Liga Europa 2010/2011. Na Bielorrússia, ele anotou um gol no empate por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain, pelo duelo de volta dos dezesseis avos de final. Como o jogo de ida ficou empatado por 0 a 0, os franceses - que ainda estavam longe do status de potência mundial no futebol - avançaram pelo gol qualificado como visitante.

Jogos Olímpicos


Por ter chegado tão jovem à Bielorrússia, Renan Bressan se naturalizou para defender a seleção nacional. Em 2012, ele ganhou notoriedade em seu país natal no confronto pelo Grupo C do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra. Com um toque sutil de cabeça aos 7min do primeiro tempo, após cruzamento de Kozlov, o camisa 10 abriu o placar contra o Brasil no Old Trafford, em Manchester.

(Foto: ANDREW YATES / AFP)

A Seleção Brasileira, contudo, reagiu rapidamente e empatou aos 15, com Alexandre Pato, também de cabeça. No segundo tempo, aos 20, Neymar cobrou falta no ângulo e virou para 2 a 1. E aos 45, Oscar recebeu toque de calcanhar e soltou a bomba na saída do goleiro Gutor. A equipe comandada pelo técnico Mano Menezes ficou com a medalha de prata ao perder a final para o México, por 2 a 1.

Convocado também à seleção principal da Bielorrússia, Renan Bressan disputou 29 jogos entre amistosos, Eliminatórias para a Eurocopa, Eliminatórias para a Copa do Mundo e Liga das Nações. Foram três gols marcados - dois na vitória por 2 a 1 sobre a Armênia, em 15 de agosto de 2012, e um no triunfo por 2 a 1 ante a Geórgia, em 16 de outubro do mesmo ano.

Paraná


No futebol europeu, Renan Bressan atuou ainda por Spartak Vladikavkaz, da Rússia; Astana, do Cazaquistão; e nos portugueses Rio Ave e Desportivo Chaves. No Brasil, jogou apenas três vezes pelo Cuiabá na Série B de 2019. Em 2020, acertou com o Paraná, pelo qual tem desempenhado bom futebol. Em 22 jogos na temporada, marcou seis gols, sendo o mais bonito contra o Bahia de Feira, na vitória de virada por 3 a 2, pela segunda fase da Copa do Brasil. O detalhe é que o adversário ganhava por 2 a 0 até os acréscimos da etapa final.

Em entrevista recente à TV Paraná Clube, Renan comemorou a boa adaptação ao futebol brasileiro. “Era uma coisa que eu sempre quis, né?! Por mais que eu tenha jogado Liga dos Campeões e Olimpíada, sempre foi um sonho de criança chegar num nível alto no país onde nasci, que é o Brasil. O Paraná está me dando essa oportunidade”, disse o camisa 10, cada vez mais empenhado em colocar a equipe novamente na primeira divisão.

“Se a gente conseguir esse acesso, para mim será a realização de um grande sonho. Já está sendo um sonho realizado jogar num grande clube, mas a cereja do bolo é chegar à Série A e, consequentemente, fazer um bom trabalho na Série A também”, complementou Bressan.

(Foto: Divulgação/Paraná)

Tags: Cruzeiro serieb Paraná interiormg futnacional paranapr Renan Bressan