Cruzeiro

MERCADO DA BOLA

Ídolo do Cruzeiro, Alex assume time sub-20 do São Paulo

Essa será a primeira experiência dele à frente de uma equipe

postado em 02/04/2021 17:28 / atualizado em 02/04/2021 21:54

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.)
Ídolo do Cruzeiro, o ex-meia Alex anunciou nesta sexta-feira o acerto para ser o novo técnico do time sub-20 do São Paulo. Essa será a primeira experiência dele à frente de uma equipe. O projeto de se tornar treinador foi revelado em 2020.

Alex usou suas redes sociais para oficiar o acordo com o São Paulo. Em um texto, ele falou de sua admiração pelo Tricolor e agradeceu principalmente ao coordenador de futebol Muricy Ramalho, responsável por sua indicação.

O ex-camisa 10 foi ídolo do rival Palmeiras, onde marcou 78 gols e deu 56 assistências em 241 apresentações. No Verdão, ele conquistou como atleta a 
Copa do Brasil e a Copa Mercosul de 1998, a Copa Libertadores de 1999 e o Torneio Rio-São Paulo de 2000. 

Hoje faz 26 anos que toquei na bola a primeira vez como profissional de futebol. E por uma obra do destino, casualidade ou de o nome que quiser, começa meu contrato com o São Paulo Futebol Clube. Exatamente no mesmo 02/04. Um clube de uma história pesadíssima me ofereceu a chance de começar a realizar meus novos sonhos com a bola.

Um agradecimento especial ao Muricy Ramalho e um enorme agradecimento ao São Paulo. Um clube do qual minha relação sempre foi de muito respeito e admiração. Um dos adversários duros que tive na carreira enquanto jogava. Hoje me dando uma chance enorme de aprendizado, evolução e muita troca de conhecimentos”, escreveu Alex.

O ex-meia será auxiliado no São Paulo por PC Oliveira, que já foi técnico da Seleção Brasileira de Futsal e, no futebol de campo, da Ferroviária.

Antes de acertar com o São Paulo, Alex chegou a conversar com a diretoria do Cruzeiro sobre a possibilidade de suceder Luiz Felipe Scolari, mas não houve avanço nas tratativas. Em seguida, o clube celeste fechou com Felipe Conceição.

Carreira como jogador


Ao longo de sua carreira como atleta, Alex jogou por Coritiba, Palmeiras, Flamengo, Parma da Itália, Cruzeiro, Fenerbahçe da Turquia e ainda vestiu a camisa da Seleção Brasileira. O craque pendurou as chuteiras em dezembro de 2014 no Coxa, clube que o revelou em 1995.

Pelo Cruzeiro, Alex foi o maestro em campo nas conquistas dos Campeonatos Mineiros de 2003 e 2004, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2003.

O meia jogou no Cruzeiro em duas passagens. A primeira foi de agosto a dezembro de 2001. Ele retornou à Toca da Raposa em setembro de 2002 a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo e permaneceu no clube celeste até maio de 2004, quando foi contratado pelo Fenerbahçe da Turquia.

Alex jogou 121 partidas pelo Cruzeiro, marcou marcou 64 gols e fez 61 assistências.

"Quando aos 9 anos, em 1987, sai de casa para fazer um Peneira no Coritiba,
saí apenas com um pensamento: “Vou lá jogar bola”.

Passei na peneira e fui levado à quadra. Quanto mais eu jogava bola, mais sonhos entravam na minha cabeça.

02.04.1995, o primeiro dos sonhos era realizado. Eu estava no time principal do Coritiba e jogaria uma partida oficial.

Depois dessa fiz mais 206 com essa camisa. Sonhei muito e sigo sonhando. Muito do que sonhei, não alcancei, mas segui sempre sonhando com a bola. Muito do que não imaginei, alcancei de uma forma mágica. A bola me deu. Seguirei imaginando...

Hoje faz 26 anos que toquei na bola a primeira vez como profissional de futebol. E por uma obra do destino, casualidade ou de o nome que quiser, começa meu contrato com o São Paulo Futebol Clube. Exatamente no mesmo 02/04. Um clube de uma história pesadíssima me ofereceu a chance de começar a realizar meus novos sonhos com a bola.

Um agradecimento especial ao Muricy Ramalho e um enorme agradecimento ao São Paulo. Um clube do qual minha relação sempre foi de muito respeito e admiração. Um dos adversários duros que tive na carreira enquanto jogava. Hoje me dando uma chance enorme de aprendizado, evolução e muita troca de conhecimentos.

Que seja tão prazeroso como foi a primeira parte.

Aquele mesmo menino que pegou três ônibus e foi jogar bola na peneira, está aqui e vai iniciar no São Paulo um novo momento.

Seguirei sonhando com a bola!

Obrigado futebol!!"

Tags: base cruzeiroec futnacional flamengorj sub20 saopaulosp palmeirassp coritibapr mercadobola