Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro volta a receber certificado de clube formador; veja para que serve

Para obtê-lo, o clube precisou cumprir pré-requisitos como ter plano de treinamentos, oferecer alimentação, saúde, educação e outras condições básicas

postado em 21/06/2021 18:00 / atualizado em 21/06/2021 18:20

(Foto: Mário Barbosa)

O Cruzeiro recebeu nesta segunda-feira a aprovação para voltar à lista de clubes com a certificação de formação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que atesta os cumprimentos de requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil.

O certificado é emitido pela CBF com base na Lei Pelé. Para obtê-lo, o Cruzeiro precisou cumprir pré-requisitos como ter plano de treinamentos para cada categoria, oferecer alimentação, saúde, educação e outras condições básicas aos atletas, além de participar de competições oficiais.

Com o título de clube formador, o Cruzeiro assegura alguns direitos sobre os atletas da base, como a participação no lucro de uma transferência futura, Contrato Especial de Trabalho Desportivo com os jovens, com duração de 3 meses a 5 anos, e preferência na hora de renovar esse contrato. Além disso, caso o atleta não permaneça no clube, este terá o direito de receber indenização correspondente a 200 vezes os gastos feitos na formação do atleta.

Recentemente, o Cruzeiro perdeu a promessa Messinho para o Palmeiras. Mesmo tendo investido no atleta, o clube celeste não receberá nada com a transferência dele para o time paulista - clique aqui e leia mais.

Em entrevista ao site do Cruzeiro, o diretor das categorias de base, Gustavo Ferreira, comemorou o retorno do Cruzeiro ao grupo de clubes certificados. "Ficamos muito satisfeitos de poder recuperar o Certificado de Clube Formador do Cruzeiro. Um clube dessa grandeza com tamanha história na formação de atletas não pode não ser reconhecido como formador. Isso é fruto da dedicação de muitos setores e colaboradores do clube. É reflexo da organização do Cruzeiro e da forma profissional com que hoje se enxerga as categorias de base", disse.

O presidente Sérgio Santos Rodrigues também lembrou que a perda do certificado se deu em administrações passadas. "A falta da certificação foi mais um problema que herdamos de gestões passadas. Pegamos um clube com sérias dificuldades em todas as áreas, sabíamos disso desde o começo. Mas, também, tínhamos e continuamos tendo a real noção do nosso importante compromisso de recolocar o Cruzeiro nos trilhos. É algo que demanda tempo e paciência, mas, aos poucos, o resultado vai aparecendo. O caminho é longo, mas vamos continuar trabalhando com muita dedicação e profissionalismo para recuperar a força reconhecida da nossa paixão maior que é o Cruzeiro Esporte Clube", ressaltou.

Tags: cruzeiro cbf base formação