Cruzeiro

CRUZEIRO

No calor da torcida, Cruzeiro faz confronto direto com a Ponte pela Série B

Time celeste conta com o incentivo do público na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para voltar a vencer na segunda divisão

postado em 10/09/2021 20:00 / atualizado em 11/09/2021 08:58

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Sob calor de 30ºC e com o apoio de torcedores nas arquibancadas, o Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta na manhã deste sábado, às 11h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As equipes farão briga direta por posição, já que têm 26 e 25 pontos, com os mineiros à frente, mas ambos em situação crítica na classificação.


Ainda que a forte temperatura acelere o cansaço físico, o time celeste se apega ao calor simbólico do público para voltar a vencer na competição depois de dois empates fora de casa: 0 a 0 com o CRB, no Rei Pelé, em Maceió, e 1 a 1 diante do Goiás, na Serrinha, em Goiânia. O último triunfo contou com o incentivo de mais de 4 mil espectadores no Mineirão: 1 a 0 sobre o Confiança, em 20 de agosto, pela 20ª rodada.

“A torcida é super importante nos jogos, dá aquele gás a mais e aquele apoio durante o jogo. Não tenho dúvidas de que com o apoio da torcida virá o resultado positivo”, afirmou Thiago, autor do gol cruzeirense em cima do Goiás. O atacante de 20 anos será mantido na posição, enquanto Marcelo Moreno, que defendeu a Bolívia nas Eliminatórias para a Copa de 2022, ficará na reserva.

O calor que mantém o ar seco em Sete Lagoas dificultou a revitalização do gramado da Arena do Jacaré, que por muito tempo sediou jogos amadores e torneios profissionais de menor apelo, como o Módulo II do Campeonato Mineiro. Houve melhora no campo desde o início dos trabalhos, mas aquém das condições de Mineirão e Independência.

“É uma grama diferente, um campo que está se recuperando, mas não está pronto. Mas não podemos pensar nisso, e sim no trabalho, em fazer um bom jogo e conquistar os três pontos”, pontuou o zagueiro Eduardo Brock, que pediu o incentivo dos cruzeirenses. “A torcida nos ajudou bastante a conquistar a vitória (sobre o Confiança, por 1 a 0, no Mineirão). Esperamos a presença do público nos apoiando”.


O lateral-esquerdo Matheus Pereira também fez coro para que a Arena do Jacaré vire um caldeirão com um público entre 4 e 5 mil torcedores - dentro do limite de 30% da capacidade superior a 18 mil lugares. “O apoio da torcida é fundamental para nós. Principalmente aqui no campo de Sete Lagoas, que é menor. Vai dar a impressão de caldeirão, certeza que vai nos apoiar por 90 minutos para sair com três pontos”.

A tendência é que o Cruzeiro continue em Sete Lagoas, mesmo com a liberação da torcida nos eventos esportivos em Belo Horizonte. Os custos para atuar no município distante 70 quilômetros da capital são reduzidos em comparação ao Gigante da Pampulha, o que possibilita, inclusive, a comercialização de ingressos por valores mais baixos.

Vale lembrar que a Confederação Brasileira de Futebol e os demais clubes da Série B são contrários à “exclusividade” do Cruzeiro em ter torcida. Há um movimento para que a liminar obtida pela Raposa junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva seja cassada.

O Conselho Técnico da Série B decidiu por maioria de votos que o retorno do público se dará a partir do momento em que pelo menos 80% dos municípios  tiverem liberação por parte das autoridades sanitárias no enfrentamento à COVID-19. Um novo encontro foi marcado para 17 de setembro para rediscutir essa pauta.


Protocolos


Torcedores que já foram vacinados com duas doses (ou uma dose única, no caso da vacina Janssen) poderão acessar a Arena do Jacaré sem a necessidade de realização do teste para COVID-19. Será exigido no estádio o comprovante de vacinação.

Os cruzeirenses que ainda estão com a vacinação incompleta serão obrigados a fazer o teste (antígeno ou PCR) e apresentá-lo impresso no acesso ao estádio. O exame tem quer ser realizado, no máximo, 72h antes da data do jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta.

Times


O Cruzeiro pode ter uma mudança para enfrentar a Ponte Preta, já que Vanderlei Luxemburgo gostou do desempenho de Wellington Nem no meio-campo e elogiou a entrada de Claudinho na ponta direita no empate com o Goiás. Desta forma, Giovanni seria o principal candidato a sair do time.

Já a Ponte Preta está desfalcada do lateral-esquerdo Rafael Santos, que pertence à Raposa e não jogará por questão contratual, e também do atacante Rodrigão, diagnosticado com virose. Marcelo Hermes e João Veras são os substitutos. Quem também fica fora é o técnico Gilson Kleina, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Os auxiliares Sandro Forner e Fabiano Xhá vão dirigir a equipe neste sábado.

Retrospecto


Neste sábado, Cruzeiro e Ponte Preta se enfrentam pela 29ª vez na história. O retrospecto é bastante favorável aos mineiros: 16 vitórias, cinco empates e sete derrotas, com 57 gols marcados e 26 sofridos. No turno da Série B, a Raposa ganhou por 1 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, no dia 16 de junho. O gol foi marcado pelo atacante Bruno José.

CRUZEIRO X PONTE PRETA


CRUZEIRO
Fábio; Cáceres, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Rômulo e Giovanni (Claudinho); Wellington Nem, Bruno José e Thiago
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

PONTE PRETA
Ivan, Felipe Albuquerque, Ednei, Cleylton e Marcelo Hermes; André Luiz, Marcos Júnior e Fessin; Richard, Moisés e João Veras
Técnico: Sandro Forner (Gilson Kleina suspenso)

Motivo: 23ª rodada da Série B

Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas

Data: sábado, 11 de setembro de 2021

Horário: 11h

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Gabriel Conti Viana (RJ)

VAR: Adriano Milczvski (PR)

Tags: Cruzeiro Sete Lagoas serieb interiormg futnacional Arena do Jacaré pontepretasp