Cruzeiro

SÉRIE B

Contra Coritiba, Cruzeiro revê artilheiro Gamalho e trio campeão pelo clube

Time do Coxa ainda conta com zagueiro que disputou Copa do Mundo

postado em 06/10/2021 16:00 / atualizado em 06/10/2021 16:31

(Foto: Divulgação/Coritiba)

O Cruzeiro desafiará a força do Coritiba , líder isolado da Série B, com 54 pontos. A chance de acesso à primeira divisão, segundo o Departamento de Matemática da UFMG , é de 97,1%. As equipes duelam na sexta-feira, às 21h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 29ª rodada.

O elenco coxa-branca é treinado por Gustavo Morínigo , de 44 anos, finalista da Copa Libertadores de 2014 pelo Nacional-PAR e com experiências no Libertad e nas categorias de base da seleção do Paraguai. O ex-meio-campista representou o seu país na Copa do Mundo de 2002.

Morínigo começou mal a temporada ao ficar fora das quartas de final do estadual - nono lugar, com 14 pontos em 11 rodadas. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Flamengo com duas derrotas na terceira fase (1 a 0, em casa, e 2 a 0, fora). Na Série B, principal objetivo do clube em 2021, agarrou a primeira posição na 17ª rodada e não largou mais.

O destaque do Coritiba é o centroavante Léo Gamalho , de 35 anos, artilheiro do time em 2021, com 19 gols em 39 partidas. Na Série B, o camisa 9 balançou a rede 12 vezes (27 jogos) e é o vice-artilheiro, abaixo apenas de Edu, do Brusque, com 15.

Gamalho se notabilizou em 2020 por ser carrasco do Cruzeiro enquanto defendia o CRB. Na terceira fase da Copa do Brasil, ele anotou os gols do time alagoano na vitória por 2 a 0, no Mineirão, e no empate por 1 a 1, no Rei Pelé, em Maceió. Na Série B, voltou a marcar no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada (1 a 1).

(Foto: Divulgação/Coritiba)

Entre os nomes de peso da equipe paranaense estão três atletas que levantaram troféus pelo Cruzeiro no passado. O volante Willian Farias integrou o grupo campeão brasileiro em 2014. O armador Robinho e o meia-atacante Rafinha foram bicampeões da Copa do Brasil em 2017 e 2018.

Willian Farias participou de 40 jogos pelo Cruzeiro. Já Rafinha e Robinho permaneceram por mais tempo na Toca, com 143 e 180 partidas. O primeiro marcou 14 gols com a camisa celeste, enquanto o segundo balançou a rede 25 vezes. Os dois acionaram o clube na Justiça cobrando salários atrasados e demais verbas trabalhistas.

Outros atletas conhecidos no Coritiba são o zagueiro Henrique , reserva da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, e o goleiro Wilson , afamado por converter pênaltis - além de contabilizar um gol de falta e outro de cabeça.

A provável formação do Coxa para encarar o Cruzeiro terá Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Matheus Sales (Val) e Robinho; Rafinha, Léo Gamalho e Igor Paixão . No turno da Série B, as equipes empataram por 0 a 0, no Mineirão, em 6 de julho, pela 10ª rodada.


Tags: cruzeiro coritiba Cruzeiro Robinho serieb cruzeiroec interiormg futnacional coritibapr