Cruzeiro

SÉRIE B

Cruzeiro: emprestado à Ponte, Rafael Santos foi 'top 5' na Série B; entenda

Lateral-esquerdo marcou três gols e deu quatro assistências na competição

postado em 30/11/2021 19:45 / atualizado em 30/11/2021 21:09

(Foto: Diego Almeida/PontePress)
O lateral-esquerdo Rafael Santos, emprestado pelo Cruzeiro à Ponte Preta, ficou no “top 5” em nota média entre os atletas da posição na Série B do Campeonato Brasileiro. Com 7.03, ele se igualou a Airton, do Brusque, e perdeu apenas para Diego Renan (7.04) e Edilson (7.13), ambos do Avaí, e Matheus Bidu (7.19), do Guarani. A lista contempla tanto os atletas destros quanto os canhotos.

Titular em 24 das 26 partidas que disputou na Série B, Rafael Santos obteve 77% de eficácia nos passes, com uma média de 28,1 acertos por jogo, além de 24% de acerto em cruzamentos - um em cada quatro tentativas. Os números são do aplicativo SofaScore. Ele deu quatro assistências e marcou três gols - todos em chutes potentes de pé esquerdo.



Rafael balançou a rede pela primeira vez a serviço da Ponte Preta no triunfo em cima do Sampaio Corrêa (3 a 2), em 3 de setembro, no Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada da Série B. O camisa 6 soltou uma bomba em jogada ensaiada de cobrança de falta, aos 22 minutos da etapa complementar.

O lateral voltou a ser protagonista da Macaca contra o CSA, no Rei Pelé, em 29 de setembro, pela 27ª rodada. Um arremate da intermediária surpreendeu o goleiro Thiago Rodrigues e abriu o placar aos 14 do primeiro tempo. O time alagoano virou o duelo em Maceió e venceu por 2 a 1.

No compromisso seguinte, pela 28ª rodada, Rafael Santos encheu o pé em falta da meia-lua e colocou a Ponte em vantagem sobre o Vila Nova no Moisés Lucarelli, em Campinas, aos 19 do segundo tempo. Com um pênalti polêmico convertido por Pedro Júnior, a equipe goiana empatou aos 54: 1 a 1.

Em publicação no Instagram, Rafael Santos se despediu da Ponte Preta. “Fiz muitos amigos e vivi momentos especiais, mas como tudo na vida, esse ciclo se encerra. Só tenho a agradecer por receber essa chance e espero ter correspondido em campo, onde sempre dei meu máximo. Agradeço pelo carinho da torcida e pelas amizades que ganhei nessa passagem. Obrigado, Macaca!”.


Antes da Ponte, o jovem de 23 anos representou a Inter de Limeira no Paulistão e anotou o gol da vitória sobre o São Caetano (1 a 0), em 3 de maio, com uma bela finalização de fora da área aos 49 do segundo tempo, após ajeitar a bola no peito em rebote de um cruzamento. O resultado garantiu a classificação da equipe às quartas de final.

No Cruzeiro desde 2018, Rafael Santos tem contrato até dezembro de 2023. Ele participou de apenas sete jogos pelo clube - um no Brasileiro de 2018, dois no Brasileiro de 2019 e quatro no Mineiro de 2020. A Raposa decidiu emprestar o lateral para que ele ganhasse experiência profissional. Além de Ponte Preta e Inter de Limeira, o atleta defendeu a Chapecoense, em 2020, sendo reserva do elenco campeão da Série B.

Tags: Cruzeiro destaque serieb interiormg futnacional mercadobola Rafael Santos