Cruzeiro

CRUZEIRO

'Difícil recusar um clube como o Cruzeiro', diz goleiro Rafael Cabral

Jogador garante estar bem fisicamente e pronto para estrear pela Raposa

postado em 16/01/2022 17:53 / atualizado em 16/01/2022 20:04

(Foto: Túlio Santos/EM D.A Press)

O goleiro Rafael Cabral falou rapidamente com a imprensa em sua chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte, neste domingo, para assinar contrato com o Cruzeiro. Ele explicou os motivos que o levaram a aceitar a proposta do clube.

“Foi ótimo. Cruzeiro é um time gigante, é difícil recusar um clube como o Cruzeiro”, disse o jogador de 31 anos, que ainda fará exames médicos antes de oficializar o acerto por três temporadas.

“Como disse, tem que esperar ainda. Mas estou muito feliz e empolgado em um clube grandíssimo. Se tudo se concretizar, vestir a camisa do Cruzeiro será uma honra”.



O reforço vinha em atividade no Reading, pelo qual esteve em campo no último dia 8 de janeiro, na derrota por 2 a 1 para o Kidderminster, da sexta divisão inglesa, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra.

Por isso, Rafael diz que está pronto para entrar em campo caso o técnico Paulo Pezzolano opte por escalá-lo. “Estou no meio de temporada, então estou bem fisicamente e pronto para jogar e ajudar”.



Em duas temporadas e meia no Reading, Rafael Cabral disputou 98 jogos - 95 na EFL Championship (divisão abaixo da Premier League), dois na Copa da Inglaterra e um na Copa da Liga.

Um dos fatores que pesaram na saída do goleiro do Reading foi uma punição aplicada pela English Football League ao clube por causa dos gastos salariais acima da arrecadação.

Os Royals perderam seis pontos e atualmente brigam contra o rebaixamento à League One (terceira divisão) - ocupam o 21º lugar entre 24 participantes, com 22 pontos em 25 rodadas (oito vitórias, quatro empates e 13 derrotas).

Na Europa, Rafael Cabral também jogou no Napoli e na Sampdoria, da Itália. Sua melhor fase, porém, foi pelo Santos no Brasil: 190 partidas de 2010 a 2013 e títulos como a Copa do Brasil de 2010, a Copa Libertadores de 2011, a Recopa Sul-Americana de 2012 e três estaduais (2010, 2011 e 2012).

As boas atuações no Santos renderam a Rafael Cabral convocações à Seleção Brasileira. Em 2012, o goleiro participou de três amistosos: vitória sobre os Estados Unidos (4 a 1) e derrotas para México (2 a 0) e Argentina (4 a 3).

No Cruzeiro, Cabral abraçará o projeto de Ronaldo Fenômeno na Sociedade Anônima do Futebol e terá o desafio de substituir Fábio, um dos maiores ídolos da torcida e recordista de jogos pelo clube (976).

Ele tem chances de enfrentar a URT na estreia pelo Mineiro, no Mineirão, no dia 26 de janeiro (quarta-feira), às 17h. Para isso, dependerá da resolução da dívida de R$ 23 milhões na Fifa que impede a Raposa de registrar contratações na CBF.

A busca por Rafael se deve à necessidade do Cruzeiro em contar com um goleiro experiente no time, que tem como principal objetivo em 2022 alcançar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.

Na pré-temporada, Paulo Pezzolano requisitou os jovens Otávio, do sub-17, e Ezequiel, do sub-20, para os treinos ao lado de Lucas França, de 25 anos.

Tags: goleiro Cruzeiro destaque serieb interiormg futnacional mercadobola Rafael Cabral