Basquete

SPLITTER

Primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, Tiago Splitter anuncia aposentadoria

Pivô disse que decidiu parar de jogar devido a lesão no quadril

postado em 19/02/2018 11:51

Andy Lyons / AFP
Primeiro brasileiro a se sagrar campeão da NBA, Tiago Splitter anunciou nesta segunda-feira a sua aposentadoria das quadras. Vencedor da principal liga de basquete do planeta em 2014, pelo San Antonio Spurs, o pivô explica que decidiu parar de jogar devido a lesão no quadril, que tem se mostrado mais complicada do que o esperado.

“Vou parar de jogar. É uma decisão que tomei nesses últimos meses, não é uma coisa que eu quero, mas a lesão que tive no quadril está sendo mais problemática do que a gente achava. É um momento difícil porque você para de fazer uma coisa que fez a vida inteira. Eu me lembro de estar em uma quadra de basquete desde que lembro da minha pessoa. Conversei com minha família, minha esposa, todo mundo e, realmente, chegou o momento de pendurar o tênis”, revelou em entrevista para a Sportv.

Aos 33 anos, o atleta decide se retirar do esporte após um lesão sofrida em 2016. De lá pra cá, o atleta foi impedido de disputar os Jogos Olímpicos daquele ano e precisou operar. No entanto a recuperação se mostrou mais complicada do que o esperado e caso quisesse voltar a atuar, o brasileiro precisaria realizar uma nova intervenção.

Dessa forma o atleta prefere deixar a carreira como atleta, apesar de garantir que pretende continuar atuando no mundo da bola laranja. “Quero estar no meio do basquete, que deu tudo para mim. Cresci no basquete como pessoa. Óbvio que tenho a educação da minha família, mas a quadra, o sacrifício diário, dedicação, o esporte me deu. Não só devo ao basquete, como quero continuar nesse meio”, garantiu.

Splitter começou sua carreira em 1999, vestindo a camisa do Ipiranga. Em seguida, o pivô atuou por nove anos no basquete espanhol até chegar a NBA em 2010, já no San Antonio Spurs. Quatro anos mais tarde, o jogador catarinense conquistava o título e colocava seu nome na história se tornando o primeiro brasileiro a vencer a liga norte-americana de basquete. Ele ainda defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers, onde fez sua última partida da carreira, há dez meses.

Tags: Tiago Splitter NBA basquete nba