Basquete

BASQUETE

Leandrinho comenta retorno ao Brasil, elogia liga nacional e cita ex-companheiro de NBA para explicar sucesso do basquete no país

Ala-armador está com 35 anos e sinalizou que deve se aposentar no Brasil

postado em 19/02/2018 13:56 / atualizado em 21/12/2018 17:44

Orlando Bento/Minas Tênis Clube
O segundo brasileiro a conquistar o título da NBA, maior liga de basquete do mundo, retornou ao Brasil para atuar no basquete nacional este ano. Trata-se de Leandrinho, ala-armador de 35 anos, do Franca. Desde que estreou na equipe francana, em 6 de janeiro de 2018, ele perdeu apenas um confronto (em 10 partidas), diante do Flamengo, na última sexta-feira.

Nesse domingo, o Franca bateu o Minas, em Belo Horizonte, por 84 a 65. O ala-armador francano foi uma atração à parte no jogo e atendeu aos fãs após a partida, por cerca de 30 minutos. Após a partida, ao Superesportes, Leandrinho comentou suas motivações para o retorno ao seu país e falou sobre aposentadoria.

“Minha motivação mesmo para voltar ao Brasil foram as minhas filhas, eu já estou faz 16 anos nos Estados Unidos, fora do Brasil, e sem conviver com elas. Então isso para mim é primordial, levo muito para esse lado da família. Daqui a pouco estou parando de jogar basquete e quem fica são as crianças, minha família. Tenho que preservar isso”, declarou.

Leandrinho foi para a NBA em 2003, aos 21 anos. Foram 850 jogos disputados na maior liga de basquete do mundo, atuando em equipes como Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics e Golden State Warriors. Leandro Barbosa (como é conhecido na América do Norte) foi eleito o melhor sexto homem em 2007, no Phoenix Suns. Ele se sagrou campeão da NBA na temporada 2014-2015, no Golden State Warriors. No dia 17 de novembro de 2017, anunciou a transferência ao Franca, ao não renovar com o Phoenix.

Ele ainda comentou a possibilidade de mais retornos de jogadores que estão fora do país, algo que era incomum até então. O ala-armador citou a volta de Anderson Varejão, que após ser dispensado do Warriors, em janeiro de 2017, decidiu por atuar no Flamengo nesta temporada e estreou neste mês.

“Sei que a liga está muito boa, muito legal, muita gente de outros países jogando no NBB. Acho que dá um incentivo, não só para mim como para o Anderson (Varejão) também, e outros que virão, quem quiser encerrar a carreira no Brasil. Estou muito feliz”, comentou o jogador.

Matheus Muratori/Superesportes
Basquete nacional

Antes de atuar na NBA, Leandrinho jogou por Palmeiras e Bauru. À época, o “Campeonato Brasileiro de Basquete” era a principal competição nacional. Ainda em 2011 e 2014, o jogador atuou brevemente em Flamengo e Pinheiros, devido a períodos conturbados na NBA, e o Novo Basquete Brasil (NBB) já era o torneio brasileiro mais importante, mas ainda em período inicial da liga. O jogador detalhou as diferenças que percebeu nos determinados momentos e elogiou o trabalho feito para que a competição perpetuasse de forma atrativa, que está em sua 10ª edição.

“O basquete brasileiro melhorou muito, não dá nem para comparar da época que joguei aqui no Brasil a primeira vez. Depois que surgiu o NBB mudou da água para o vinho. Nossa visibilidade melhorou muito também, mundialmente. Eu só tenho a agradecer o que a liga vem fazendo e também aos jogadores brasileiros, que vem fazendo grandes campanhas com os times, mais ou menos em um mesmo patamar. Então, isso é muito bom para o nosso país e nosso basquete também”, disse o ala-armador.

Popularidade do basquete no Brasil

Por fim, Leandrinho comentou a expansão da notória visibilidade do basquete nacional. O jogador, que figura na Seleção Brasileira desde 2002, citou o amigo e ex-companheiro de Golden State Warriors, Stephen Curry, como um dos fatores para o esporte crescer, além da maior midiatização da NBA.

“Primeiro eu agradeço as pessoas que tem um carinho grande por mim, de poder ir ver  os jogos, eu agradeço demais. É todo um sacrifício do meu trabalho, reconhecimento não só da minha pessoa como dos outros atletas que estão fora a um bom tempo. Ao mesmo tempo o basquete mudou. Acho que a NBA fez uma renovação, principalmente com o Stephen Curry, um cara que vem sendo bem visualizado. A garotada está gostando muito de basquete, o basquete em si mudou muito. Fez com que no Brasil e em outros países melhorasse, então acho que isso está sendo importante e muito bom para o nosso país”, finalizou Leandrinho.

Tags: nba nbb maisesportes basquete