Basquete

NBB

Estudante de design desenvolve patch que inclui equipes do NBB em game de basquete

Olavo Piñeiro, de 20 anos, pretende lançar patch para o game NBA 2K18

postado em 06/04/2018 16:30 / atualizado em 05/07/2019 19:06

<i>(Foto: Reprodução/NBA 2K18)</i>
A relação entre esporte e mídias diversas vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo. Com isso, um estudante carioca, de 20 anos, começou a desenvolver um patch para o game NBA 2K18, que terá as 15 equipes do Novo Basquete Brasil (NBB), com lançamento inicial previsto para a próxima semana. O Superesportes conversou com Olavo Piñeiro, graduando em design pela Pontífica Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, desenvolvedor do pacote que inclui os times no game, sobre as inspirações e o porquê de pensar neste projeto.

Fã de basquete (torcedor do Flamengo e, na NBA, do Chicago Bulls), o estudante relatou à reportagem que sempre criava equipes brasileiras em outras edições passadas, mas de forma recreativa. Entretanto, com o avanço das opções de edição no jogo e com inspiração em um projeto semelhante na Argentina (que inclui a liga do país), Olavo se animou em desenvolver.

“Desde o NBA 2K14 eu crio elencos de alguns clubes do NBB para jogar em casa. Na época do 2K16, quando foi possível algo mais complexo, como editar os uniformes e arenas dos times, tinha a ideia de fazer o campeonato junto com alguns amigos, mas a ideia nunca foi para frente. Acompanho o projeto LNB2K, que traz a Liga Argentina para o jogo e me animei em tentar de novo. Existe uma página no Facebook que cobre o basquete nacional chamada Miojo Team, compartilhei o elenco do Flamengo com eles e em um grupo de torcedores e o pessoal curtiu a ideia, chegou até no Marquinhos (ala do Flamengo). Com isso, achei que seria interessante lançar um Twitter (@Nbb2k_PS4) para anunciar o projeto e informar os avanços, assim terei sempre um feedback de como está ficando, e o interesse vem me animando. O pessoal do Miojo Team também está me ajudando com os níveis dos jogadores e vai ajudar na divulgação”, disse o estudante de design.

Classificação geral dos jogadores

Em games de esporte, uma das críticas que mais vêm à tona são sobre as classificações dos jogadores. Olavo disse que, para nivelar os atletas do basquete brasileiro, utilizou como padrão as estatísticas da atual temporada do NBB e estabeleceu um teto dos níveis, encabeçados por Leandrinho e Anderson Varejão.

“Para os níveis dos jogadores, eu resolvi não fazer baseado nos jogadores da NBA que vem no jogo, porque faria os jogadores nacionais ficarem muito fracos e sem graça de jogar. O que eu fiz foi criar um teto de 81 como o nível máximo para um jogador atuando no Brasil (como os ex-NBA Anderson Varejão e Leandrinho), e o nível dos outros vem com base nisso. Para definir, uso o conhecimento que tenho sobre, opiniões do pessoal que me ajuda e estatísticas do jogador no NBB 10, por isso foi bom começar com o fim da temporada regular. Conforme for lançando os times, o feedback que eu receber nas redes sociais também vai servir para corrigir alguns jogadores”, explicou.

<i>(Foto: Reprodução/NBA 2K18)</i>

Data de lançamento

O jovem ainda estabeleceu uma possível data de conclusão do projeto. Ele disse que primeiro lançará as quatro melhores equipes da fase de classificação do NBB e, depois, concluirá com os outros 11 clubes. Olavo Piñeiro ainda comentou sobre a possibilidade de lançar as equipes da Liga Ouro (a “segunda divisão” do basquete brasileiro), do Jogo das Estrelas do NBB 10 e a Seleção Brasileira.

“O primeiro passo é lançar a primeira versão, que vai contar com os quatro primeiros colocados no NBB 10. Essa eu me planejei pra lançar dia 13 de abril. Em seguida, é continuar trabalhando no tempo livre e ir acompanhando o feedback que receber. Diria que para os jogadores em um mês eu consigo terminar os outros 11 times, mas é difícil prever o tempo que levará para reproduzir os uniformes e as arenas. Eu pretendo, além dos 15 times do NBB, lançar os dois times do Jogo das Estrelas (NBB Brasil e NBB Mundo) e talvez os da Liga Ouro, embora esses ache mais complicado. A Seleção Brasileira, tendo feito o NBB, fica bem fácil de fazer, teria quase todos os jogadores, é uma ideia boa ideia sim. Fazendo um trabalho nesse sentido, já teria adiantado uma database de jogadores grande, que facilitaria o trabalho para uma futura versão. Com certeza pensaria nisso, mas meu foco por enquanto é só no NBB2K18.”, estipulou.

<i>(Foto: Divulgação)</i>

Momento do basquete nacional

Por fim, Olavo comentou sobre a situação do basquete nacional, principalmente após a primeira edição do NBB, em 2008. Ele também disse que ainda não recebeu nenhum contato formal da Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza o NBB, mas espera que o patch chame “bastante atençao”.

A liga nacional mudou o basquete no Brasil, hoje é uma das, se não a melhor liga esportiva do país. Obviamente ainda temos muitos defeitos mas o trabalho que vem sendo feito impressiona e, como fã de basquete e torcedor, não tem como se dizer insatisfeito com o progresso que vem acontecendo. Acho questão de tempo para estabilizar um número de times bom no NBB, e termos jogos cada vez mais atraentes. Não recebi nenhum contato da Liga Nacional de Basquete (LNB), mas imagino que podem vir a comentar alguma coisa. Já tive interação de clube e jogador. No entanto, acho que quando lançar a primeira versão vai chamar bastante atenção”, finalizou o estudante de design.

Desde 2013, a partir do NBA 2K14, a franquia de games contava com algumas equipes da Euroliga (campeonato europeu de basquete). Entretanto, diferentemente das edições passadas, o NBA 2K18, lançado em setembro de 2017 para computador, PlayStation 4 e XboxOne, não conta com nenhuma equipe de outra liga. O jogo tem os 30 times da NBA e suas versões históricas, com os melhores jogadores de diversas épocas. Seleções nacionais também não estão presentes.

As atuais temporadas do NBB e da NBA caminham para os momentos decisivos. A liga brasileira já está nas oitavas de final, enquanto os playoffs da norte-americana começará na próxima semana, ao fim da fase regular.

Tags: egames basquete nbb