Basquete

NBA

Dinastia na NBA: entenda como se formou o time 'apelão' do Golden State Warriors

GSW participou das últimas quatro finais de NBA e venceu três

postado em 09/06/2018 13:54 / atualizado em 11/06/2018 13:56

(Foto: Reprodução/Twitter NBA @NBA)
A vitória dessa sexta-feira por 108 a 85, diante do Cleveland Cavaliers, em Cleveland, no estado de Ohio, fechou a série final em 4 a 0 e deu novamente o troféu de campeão da NBA ao Golden State Warriors. A equipe da cidade de Oakland, no estado da Califórnia, participou das últimas quatro finais da liga e venceu em três ocasiões (2014/2015, 2016/2017 e 2017/2018). Além disso, bateu o recorde de vitórias, que pertencia ao Chicago Bulls de Michael Jordan, em uma temporada regular (com 73 vitórias e 9 derrotas, em 2015/2016). Entre esses e outros dados, muitos se perguntam: como se formou uma equipe capaz de realizar feitos como esses?

Em meio a declarações de que o Golden State montou uma “panela", devido ao número de bons resultados em um curto espaço de tempo e aos quatro All-Stars (Curry, Durant, Thompson e Green) que tem no time, é necessário explicar certas situações. Boa parte da equipe histórica do Warriors provêm de seleções acertadas no Draft da NBA, o sistema de escolha de jogadores jovens que ingressam na liga.

A conhecida trinca do Warriors e base titular vem do Draft (Stephen Curry, sétima escolha em 2009, Klay Thompson, 11ª em 2011, e Draymond Green, 35ª da 2ª rodada em 2012). Com exceção de Curry, nenhum deles tinha grande expectativa sobre se tornarem os craques que são atualmente.

Outros dois jogadores coadjuvantes têm papel de destaque e também venceram os três títulos recentes do Golden State. Shaun Livingston foi contratado em 2014, do Brooklyn Nets, para ser um substituto de Curry, e faz mais até do que isso. Livingston presta apoio também para Klay Thompson e tem capacidade para jogar até como ala.

Andre Iguodala é outro coadjuvante fundamental. O ala, que já era consagrado na NBA, foi para o Golden State em 2013, do Denver Nuggets, e teve função importante vindo do banco de reservas, desde o primeiro título da dinastia do Warriors (2015, quando ele ganhou o prêmio de MVP das finais e melhor sexto homem da NBA). Já nesta temporada, devido a sua versatilidade, “Iggy" chegou a atuar diversas vezes como pivô e também no quinteto inicial.

Após a derrota nas finais de 2016 para o Cleveland Cavaliers, a equipe adotou a estratégia de ir ao mercado. Na lógica do “salary cap" (teto salarial que cada equipe pode pagar pelos jogadores), o Warriors abriu mão de diversos jogadores para contar com um craque: Kevin Durant, que viu seu contrato expirar no Oklahoma City Thunder. O Warriors ainda paga uma multa (8 milhões de dólares, cerca de R$ 29 milhões) por ter ultrapassado o teto de pagamentos na aquisição de KD.

Desde então, a presença de Durant potencializou a dinastia. O ala, MVP da NBA em 2014, foi fundamental nos próximos dois títulos do Warriors (2017 e 2018), tanto que foi escolhido o MVP das finais nas duas decisões.

Os demais atletas cumprem um papel de apoio para estes seis “jogadores-base” e rotacionam nas partidas. O técnico Steve Kerr, com ampla experiência no basquete (tendo atuado em diversos setores), soube aproveitar o material humano que lhe é oferecido desde que assumiu, em 2014. O General Manager do Warriors, Bob Myers, que assumiu a função em 2011, também tem papel fundamental por negociar os contratos dos jogadores desde então.

O “núcleo” do Golden State tem contrato com a equipe, no mínimo, até o fim da temporada 2018/2019. A exceção é Kevin Durant, que ao tem a opção de escolher se renovará o vínculo com a franquia. Entretanto, o astro já sinalizou diversas vezes que permanecerá no Warriors para a próxima disputa da NBA.

O título desta temporada foi o sexto da história do Warriors. Antes da dinastia, os outros foram em 1946/1947, 1955/1956 (ambos como Philadelphia Warriors) e 1974/1975. 

Veja todos os jogadores que participaram da dinastia do Golden State Warriors:

2014/2015 - Campeão x Cleveland Cavaliers (4-2)

Stephen Curry

Klay Thompson

Harrison Barnes

Draymond Green

Andrew Bogut

Andre Iguodala

Shaun Livingston

Leandrinho

Festus Ezeli

David Lee

Marreese Speights

Justin Holiday

James McAdoo

Brandon Rush

Ognjen Kuzmic

2015/2016 - Vice-campeão x Cleveland Cavaliers (3x4)

Stephen Curry

Klay Thompson

Harrison Barnes

Draymond Green

Andrew Bogut

Andre Iguodala

Shaun Livingston

Leandrinho

Marreese Speights

Festus Ezeli

Brandon Rush

Ian Clark

James McAdoo

Kevon Looney

Anderson Varejão

Jason Thompson

2016/2017 - Campeão x Cleveland Cavaliers (4x1)

Stephen Curry

Klay Thompson

Kevin Durant

Draymond Green 

Zaza Pachulia

Andre Iguodala 

Shaun Livingston

Ian Clark

Matt Barnes

JaVale McGee

David West

Patrick McCaw

James McAdoo

Kevon Looney

Damian Jones

Briante Weber

Anderson Varejão

2017/2018 - Campeão x Cleveland Cavaliers (4x0)

Stephen Curry

Klay Thompson 

Kevin Durant

Draymond Green 

Andre Iguodala

Shaun Livingston

JaVale McGee

Zaza Pachulia

Nick Young

Jordan Bell

Kevon Looney

David West

Patrick McCaw

Damian Jones

Quinn Cook

Chris Boucher

Omri Casspi

Matt Barnes

Tags: basquete nba maisesportes Golden State Warriors