Basquete

BASQUETE

Flávio Espiga analisa temporada do Minas e revela desejo de seguir no clube

Na última segunda, time foi eliminado do NBB nas oitavas, para o Bauru

postado em 12/04/2019 16:47 / atualizado em 12/04/2019 16:52

<i>(Foto: Ignácio Costa/Minas)</i>
A temporada 2018/2019 teve fim para o Minas na última segunda-feira. A equipe foi derrotada pelo Bauru, por 85 a 64, no Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, pelo terceiro e decisivo jogo das oitavas de final do NBB. O elenco agora entra em um longo período de férias. A reapresentação do grupo para as próximas competições deve ocorrer em meados de setembro. Assim sendo, o Superesportes conversou com o técnico Flávio Espiga. O treinador analisou o ano minas-tenista, revelou que quer seguir no clube e comentou sobre o elenco.

Nesta temporada, o Minas participou de quatro competições: Campeonato Mineiro, Liga Sul-Americana, Copa Super 8 e NBB. A equipe foi campeã do Estadual; caiu na fase semifinal do torneio continental; saiu nas quartas de final da copa nacional e nas oitavas do NBB. O time de Espiga somou 17 vitórias e 21 derrotas, sem contar os amistosos. O treinador acredita que foi um ano difícil e vê que a equipe poderia ter apresentado um resultado melhor.

“Foi uma temporada muita dura, muito equilibrada. Nível do NBB tem aumentado a cada ano. Você que na fase de classificação a diferença foi de uma derrota, até mesmo empates que acabaram uma equipe sobre outra. Fomos regulares. A gente poderia talvez chegar um pouquinho mais à frente no NBB, mas é muito equilibrado. Nossa colocação não desmerece nosso empenho, tudo que foi feito pelo clube. É usar essas duas temporadas passadas para sempre melhorar e crescer”, disse Espiga.

Em seu segundo ano no Minas, Espiga apresentou um trabalho menos consistente do que na temporada de estreia. Em 2017/2018, ele levou o time até as quartas de final do NBB. O técnico, de 46 anos, revelou que deseja seguir no clube por acreditar no projeto do basquete minas-tenista.

“Meu interesse, desde quando cheguei, é de permanecer muitos anos no Minas. Tenho minhas conversas com a diretoria muito bem estreitadas, inclusive um acordo nosso de continuidade, de participar desse projeto o maior tempo possível. Desejo muito isso, tenho muita afinidade com o Minas e quero realmente continuar. Está recente, a gente vai conversar, fazer avaliações da temporada e estreitar ainda mais a relação, programando algo para a próxima temporada. Mas tudo com muita calma, sabedoria, conversa e sempre em prol do Minas”, revelou. Espiga, como todo elenco minas-tenista, tem contrato até o fim desta temporada.

Geralmente, o período entre temporadas do basquete brasileiro é composto de diversas mudanças. Sem a própria continuidade no comando técnico garantida, Espiga disse que a cúpula do Minas vai aguardar o fim do NBB para começarem as reuniões sobre montagem de elenco para a temporada 2019/2020.

“Vamos esperar o NBB terminar. Isso é um ‘timing’ que sempre acontecer no basquete quando chega mais ao final do campeonato. A gente conversa com alguns atletas, que têm interesse em ficar, se identificaram com a gente. Mas temos que obedecer a lei do mercado, alguns atletas se valorizaram e podem ter também interesse de outras equipe. Vamos fazer isso com muita calma”, finalizou o treinador.
 
Veja o elenco do Minas que terminou a temporada 2018/2019:
 
Armadores: Gegê e Lucas Lima
Ala-armadores: Leandrinho, Jefferson Campos, Augusto Cabral e Gui Carvalho
Alas: Dominique Coleman e Sam Daniel
Ala-pivôs: Wesley, Che Bob e Marcos
Pivôs: Leozão e Alexandre Paranhos

Tags: liga sul-americana campeonato mineiro copa super 8 basquete minas nbb