Basquete

NBB

Minas volta a perder em casa e terá que buscar reação no NBB como visitante

Com problemas defensivos, time mineiro cai diante do Botafogo

postado em 15/10/2019 00:16

<i>(Foto: Marcos Vieira/Em/DAPress)</i>
O Minas sofreu a segunda derrota, seguida, no Novo Basquete Brasil (NBB). Depois de perder para o Flamengo, no último sábado, por 93 a 85, voltou a cair nesta segunda-feira, por 85 a 84, diante do Botafogo. O que mais preocupa é que ambas as partidas foram disputadas na Arena Minas. Os dois próximos compromissos da time mineiro serão fora de casa, ambos em São Paulo, dia 2 de novembro, contra o São Paulo, e dois dias depois, diante do Paulistano.

Assim como aconteceu na primeira partida da competição, a derrota veio em função de falhas defensivas, em especial nos minutos finais. É verdade que o Minas enfrenta problemas, pois tem dois pivôs contundidos: Shilton, que ainda não entrou em quadra, com dor na panturrilha esquerda, e Tyrone, que se contundiu ainda no primeiro quarto contra o Flamengo. Ele sentiu a virilha esquerda.

Por conta disso, o técnico Léo Costa foi obrigado a improvisar. No primeiro jogo, colocou um ala, Alexei, na chamada posição 4 (ala/pivô). Mas não deu certo, principalmente na hora de defender. Havia sempre um pivô flamenguista livre dentro do garrafão.

Nesta quinta-feira, no entanto, Léo Costa parecia ter encontrado a solução, com Alexei na ala e Leandrinho improvisado como pivô. Deu certo nos três primeiros quartos. No primeiro, Leandrinho não só pegou rebotes, como marcou 12 pontos na etapa. No primeiro período, a vantagem de 12 pontos para o Minas (23 a 21).

No segundo quarto, o Minas manteve o ritmo e fechou o quarto com boa vantagem, agora de 10 pontos (40 a 30). No terceiro período, ainda com a mesma escalação, vantagem mantida, agora de oito pontos (58 a 50).

Mas no quarto período, a 2min40 do final, tudo mudou. O time mineiro, que vencia por cinco pontos de vantagem (72 a 67), começou a sofrer com as desclassificações de seus jogadores, que saiam de quadra com cinco faltas. Alexei foi o primeiro, depois Cobb. Isso desmontou o esquema do Minas, em especial na defesa. Assim o Botafogo, que tinha apenas oito jogadores para a partida e seu o seu principal articulador, o ala Jamaal, que não veio a BH por estar contundido, passou à frente e conseguiu segurar uma vantagem de três quatro pontos até o segundo final, quando Leandrinho fez uma cesta espetacular, do meio da quadra, que deu número finais ao jogo. Apenas um ponto de diferença.

MINAS 84 x 85 BOTAFOGO

MINAS
Davi Rosseto (6), Alex (18), Leandrinho (27), Alexei (7) e Devon Scott (18), depois Gui Deodato (8), Cobb e Felipe Queirós
Técnico: Léo Costa

BOTAFOGO
Coelho (20), Paulinho (14), Cauê (12), Du Sommer (14) e Lucão (12), depois Diego (9), Mogi (4) e Arthur
Técnico: Léo Figueiró.

Local: Arena Minas, em BH
Data: segunda-feira, 14 de outubro
Arbitragem: Jacobb Cassemiro Barreto, Gustavo Edson Mathias e Lauro Sehnem
Público: 1.425 torcedores

Tags: Novo Basquete Brasil botafogo minas nbb