Basquete

NBA

NBA e NBPA apresentam plano para retomada da temporada no dia 30 de julho

Liga e associação de jogadores anunciam programa para volta

postado em 26/06/2020 20:21

(Foto: Issac Baldizon/AFP)
Nesta sexta-feira, a NBA e a NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete) anunciaram que foi finalizado um plano abrangente visando a retomada da temporada 2019-2020 de basquete americano no 30 de julho. A volta, que será no complexo Walt Disney World Resort, contará com protocolos rigorosos de saúde e segurança.

O programa aborda os riscos relacionados à COVID-19, como o objetivo de proporcionar bem-estar de jogadores, treinadores, oficiais e funcionários, e foi desenvolvido com suporte de especialistas em saúde, médicos infectologistas e autoridades públicas.

"Trabalhamos em conjunto com a NBPA para estabelecer um plano de retomada que priorize saúde e segurança, num modelo justo de competição e oferecendo uma plataforma para tratarmos de questões de justiça social. Somos gratos à Disney, nossa colaboradora de longa data, pelo papel de anfitriã e por tornar esse retorno possível. Também agradecemos às autoridades de saúde pública e especialistas em doenças infectocontagiosas pela ajuda e orientação na criação de protocolos e proteções médicas abrangentes", afirmou Adam Silver, comissário da NBA.



Com formato aprovado, as 22 equipes participantes serão as oito com melhores campanhas em cada conferência e as seis franquias que se encontram, atualmente, pelo menos seis jogos atrás da oitava equipe nas duas conferências. O reinício da competição será com as equipes disputando oito partidas de classificação, jogos definidos com base nos confrontos restantes da temporada regular.

Com a conclusão dos jogos restantes, as sete equipes de cada conferência com as melhores campanhas, combinando resultados da temporada regular e das últimas partidas de classificação, serão definidas para as posições de um a sete para os Playoffs da NBA em cada conferência. Se a equipe com a oitava melhor campanha (considerando resultados da temporada regular e jogos restantes) de uma conferência estiver mais de quatro jogos à frente da nona colocada, a franquia que estiver ocupando a oitava posição estará classificada aos Playoffs.

"É emocionante anunciar oficialmente o reinício da temporada 2019-2020. Foi necessária uma colaboração verdadeira entre a liga e a associação. Quero dar parabéns especialmente ao nosso comitê executivo e a vários representantes da equipe, além de agradecer o apoio e assistência de especialistas médicos, autoridades de saúde pública e muitos outros. Além disso, nossa plataforma em Orlando apresenta a oportunidade única de estender a luta contra o racismo e a brutalidade policial neste país. Continuaremos a trabalhar com nossos atletas e a liga para desenvolver planos específicos em Orlando, bem como iniciativas de longo prazo para trazer mudanças reais nessas questões", disse Michele Roberts, diretora executiva da NBPA.

Tags: NBA covid-19 NBPA walt disney resort