Botafogo

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em duelo da parte de baixo da tabela, Botafogo visita o Bahia na Arena Fonte Nova

Alvinegro empatou em casa na última rodada; Tricolor perdeu no Sul do país

postado em 10/06/2018 09:00 / atualizado em 10/06/2018 09:57

Vitor Silva/SS Press/Botafogo
O Botafogo visita o Bahia neste domingo, às 16h00 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Reação é a palavra que move as duas equipes em solo nordestino.

O Alvinegro vem de um tropeço em casa, o empate sem gols com o lanterna Ceará, com 13 pontos. Pouco para quem sonha em disputar a próxima Copa Libertadores. Situação pior, porém, vive o Tricolor da Boa Terra, que aparece na zona de rebaixamento, estacionado com oito pontos após a derrota por 1 a 0 no Sul diante do Paraná Clube.

Alberto Valentim, comandante do Botafogo, conversou com os atletas sobre a necessidade de o time mostrar evolução em relação ao jogo contra o Ceará. A busca pela regularidade virou uma necessidade.

"Estamos alternando algumas exibições muito boas, como foi contra o Vasco (triunfo por 2 a 1 no sábado passado), com um desempenho abaixo do esperado, como diante do Ceará, onde nada deu certo no aspecto técnico. O importante agora é mostrarmos uma evolução contra o Bahia, que vai ser mais um jogo muito complicado. Temos que buscar pontos na casa do adversário, pois perdemos muitos importantes no Rio de Janeiro", disse Valentim.

Apesar de projetarem a recuperação dos pontos para este domingo, o Botafogo aguarda um jogo onde vai precisar saber lidar com a pressão do adversário.

"Vamos precisar jogar com personalidade e como um time que pretende deixar o gramado com os três pontos mesmo atuando fora de casa. O Botafogo entende as virtudes do time do Bahia e sabe que eles vão pressionar desde o começo, como sempre fazem jogando em casa. Os primeiros minutos são muito importantes, mas, além deles, temos que manter um bom nível de concentração durante os noventa minutos. O trabalho é para que a gente suporte esta pressão e também consiga se lançar ao ataque, encontrando o melhor momento para superarmos o confronto", disse o goleiro Jefferson.

Se o Botafogo espera pressão, sua estratégia não está tão errada. Isso porque o Bahia planeja contar com o apoio da torcida para ganhar o jogo.

"Na nossa casa somos muito fortes e tenho convicção de que vamos conseguir fazedr um jogo melhor e conseguir um resultado positivo. O Botafogo é um time muito qualificado, mas temos que dar o nosso máximo", afirmou o técnico interino Cláudio Prates, que tem dirigido o elenco desde que Guto Ferreira pediu demissão.

Em termos de escalação, sem maiores opções, o Bahia manterá a base do meio de semana. Por outro lado, para este compromisso, Alberto Valentim só vai divulgar a escalação minutos antes do confronto. O zagueiro Yago, que deixou o gramado no segundo tempo do jogo contra o Ceará após desabar devido a um choque na cabeça, foi vetado, pois precisa ficar em observação por 72 horas.  A situação dele preocupa pois o argentino Joel Carli é dúvida por conta de uma lesão na região da costela. Sem ambos, Marcelo Benevenuto deve compor o setor com Igor Rabello.

O Botafogo também não poderá contar novamente com o goleiro paraguaio Gatito Fernández, se recuperando de lesão no punho direito, e com o meia Marcos Vinícius, que teve diagnosticada uma lesão no ligamento medial colateral do joelho direito. Ambos só ficarão à disposição depois da Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA
BAHIA x BOTAFOGO

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 10 de junho de 2018, domingo
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Elton, Elber e Zé Rafael; Vinícius
Técnico: Cláudio Prates

BOTAFOGO: Jefferson; Marcinho, Joel Carli (Marcelo Benevenuto), Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Jean, Matheus Fernandes e Leonardo Valencia; Rodrigo Aguirre e Kieza
Técnico: Alberto Valentim

Tags: botafogorj bahiaba futnacional seriea