Mais Esportes

OLIMPÍADA

Coreias anunciam candidatura conjunta para sediar Jogos Olímpicos de 2032

Possibilidade da candidatura conjunta já vinha sendo levantada

postado em 19/09/2018 14:54 / atualizado em 19/09/2018 14:58

IOC/Christophe Moratal
A tão aguardada união das duas Coreias por intermédio do esporte deu mais um passo para ser concretizada nesta quarta-feira. Durante o terceiro encontro entre os líderes dos dois países, na capital da Coreia do Norte, os dois governos chagaram a um acordo para trabalharem visando a apresentação de uma candidatura conjunta para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

Em comunicado, tanto o líder norte-coreano, Kim Jong Un, quanto o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se comprometeram a “participar em conjunto” de competições internacionais, como os Jogos Olímpicos de 2020, no Japão, e buscar um consenso quanto a possibilidade de uma candidatura para sediar o evento esportivo de maior magnitude do mundo.

“Sul e Norte participarão de eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos (de Inverno) de 2020, e se comprometem a cooperar para a organização comum dos Jogos de Verão de 2032”, diz o comunicado assinado pelos dois governantes.

A possibilidade de candidatura conjunta nos Jogos de 2032 já havia sido levantada na última semana pelo ministro dos esportes da Coreia do Sul, Do Jong-hwan, quando prometeu a articulação de eventos e uma conjuntura inspirada nos Jogos de Inverno de Pyeong Chang, em fevereiro deste ano. No evento esportivo, inclusive, as Coreias desfilaram diante de uma única bandeira, de unificação, fato que se repetiu nos Jogos Asiáticos do mês passado.

A definição quanto a sede dos Jogos de 2032 ainda deve demorar a ser definida. Além das Coreias, a Alemanha também já reafirmou o desejo de firmar aliança entre algumas cidades visando realizar uma edição do evento, mesmo caso de Brisbane, na Austrália, e do Comitê Olímpico Indiano. Nas próximas três edições, as Olimpíadas irão acontecer em Tóquio (2020), Paris (2024) e Los Angeles (2028), respectivamente.

Tags: Olimpíadas de 2032 coreias