Mais Esportes

ARTES MARCIAIS

Mineiro de 17 anos conquista título nacional no taekwondo

Vinícius Assis, de BH, volta do Supercampeonato Brasileiro com mais um ouro para sua coleção

postado em 17/08/2019 18:45 / atualizado em 17/08/2019 19:01

<i>(Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)</i>
O jovem Vinícius Assis colocou Minas Gerais no lugar mais alto do pódio no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo. Nessa sexta-feira, ele conquistou a medalha de ouro na divisão de peso de 73 quilos da categoria júnior, disputada por lutadores de até 17 anos.

 

Para vencer o torneio, o atleta, que é o atual campeão Pan-Americano da modalidade e integra a Seleção Brasileira Juvenil, derrotou competidores dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Mesmo sendo campeão da América e já tendo conquistado o torneio nacional em 2016, Vinícius afirma que o título de 2019 tem gosto especial, pois teve de driblar alguns obstáculos inesperados. “Estava bem tenso. Passei uma noite muito ruim. Disputei lutas bem difíceis e, além disso, no dia do torneio, fui sorteado para uma pesagem extra”.

 

O lutador conta, ainda, que, na madrugada anterior à disputa, precisou acordar mais cedo para, ao lado dos colegas, encontrar um chaveiro que pudesse destrancar a porta do apartamento onde estavam hospedados.

‘Pressão positiva’

Também campeão estadual, o lutador rechaça entrar em ‘zona de conforto’ por causa das medalhas anteriores. “Quando chego em um campeonato nacional, as pessoas pensam que já está ganho. Se eu perdesse, iria me frustrar e, além disso, frustrar outras pessoas. Coloco em mim uma pressão positiva, querendo ganhar sempre”. Ainda adolescente, Vinícius Assis divide sua rotina entre os treinos de taekwondo e os estudos.

Tags: maisesportes taekwondo ouro