Mais Esportes

NATAÇÃO

Nadadora Rikako Ikee garante vaga nos Jogos de Tóquio

Após superar leucemia, ela vai disputar uma medalha diante de seu público

postado em 04/04/2021 11:09

(Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)
A nadadora Rikako Ikee, de 20 anos, se classificou para a Olimpíada de Tóquio, neste domingo, durante a final do Campeonato Japonês na prova dos 100 metros borboleta. Seu tempo (57s77) foi insuficiente para se qualificar como individual, mas válido para permitir a integração na equipe de revezamento 4x100 metros.

"Nunca pensei que seria capaz de vencer nos 100. Estava menos confiante do que na qualificação há quatro anos e pensei que só poderia vencer em um futuro distante", disse Ikee em um comunicado à mídia após terminar a prova em lágrimas. "Mas a verdade é que treinei para vencer e disse a mim mesma 'Estou de volta' antes de começar a competição", disse Ikee, que competia pela primeira vez em um campeonato nacional desde que foi diagnosticada com leucemia.

Em fevereiro de 2019, após apresentar sintomas durante um acampamento de treinamento na Austrália, ela voltou ao Japão com urgência, onde recebeu o diagnóstico. Ikee teve alta hospitalar em dezembro de 2019, após dez meses de tratamento. "Há um ano, jurei que não perderia essa luta contra mim mesma. Graças à minha família e aos meus amigos e a todos que me apoiaram, consegui vencer", disse ela em maio de 2020 em uma mensagem de vídeo gravada após seu retorno aos treinos na piscina.

Em 15 de maio de 2020, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), enviou-lhe uma mensagem no Twitter: "Continue sonhando, Rikako Ikee. Toda a família olímpica está com você."

Ikee então anunciou que sua meta era estar em Paris 2024, mas o adiamento dos Jogos de Tóquio até o verão de 2021, por causa da pandemia, deu a ela a oportunidade de disputar uma medalha diante de seu público no evento esportivo que sediará a capital japonesa.

Tags: natacao olimpiadas jogosdetoquio