Palmeiras

CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras recebe rival Grêmio e tenta disparar na liderança do Campeonato Brasileiro

No Pacaembu, Palmeiras tenta afastar mais um rival do seu caminho

postado em 14/10/2018 07:30 / atualizado em 14/10/2018 09:55

Cesar Greco/Palmeiras/divulgação
 Depois de superar o São Paulo no primeiro duelo com ares de decisão no Brasileiro, o Palmeiras tem mais um capítulo em sua luta para se manter no topo da tabela e encara outro concorrente direto na briga pelo título. No Pacaembu, já que seu Allianz Parque está sendo utilizado para shows, o time de Luiz Felipe Scolari recebe o Grêmio, às 16h deste domingo, ciente de que um resultado positivo o deixará mais próximo do título e afastará outro rival.

Após bater na trave em algumas ocasiões, o Palmeiras consegue iniciar uma rodada como líder e sendo, como o zagueiro Antônio Carlos disse, a equipe a ser batida na competição. "Sabemos que vai ser uma partida muito difícil. Todo mundo já sabe que hoje, no campeonato que estamos vivendo, o time a ser batido é o nosso. Por isso, precisamos manter o foco e a concentração", alertou o defensor. A diferença entre as duas equipes é de cinco pontos (56 contra 51).

Para triunfar sobre seu ex-clube e com o qual tem tanta identificação - é o técnico com mais jogos pelo Grêmio -, Luiz Felipe Scolari contará com reforços importantes e inesperados. Os laterais Mayke e Diogo Barbosa, que foram suspensos pelo STJD por conta da confusão na partida com o Cruzeiro pela Copa do Brasil, conseguiram efeito suspensivo e estão livres. Barbosa ainda luta contra dores no tornozelo, mas deve jogar.

Gustavo Gómez, que estava com a seleção paraguaia, também pode aparecer no time. Por outro lado, Marcos Rocha, machucado, Borja, com a seleção colombiana, e Felipe Melo e Victor Luís, suspensos, estão fora.

Como o primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores será apenas no dia 24, a ideia de Felipão é tentar ganhar o máximo de pontos até lá para ter uma "gordura" na liderança e administrar a vantagem enquanto luta pela taça continental.

Embora o jogo seja no Pacaembu e não no Allianz, apoio da torcida alviverde não faltará. Até sexta-feira, tinham sido vendidos mais de 32 mil ingressos.

GRÊMIO

No tricolor, os desfalques vão do goleiro ao atacante e são, na maioria, causados por contusões. Marcelo Grohe, Léo Moura - este fez até trabalho com bola - e Bruno Cortez chegaram a correr no gramado na última sexta-feira, mas o trio não deve ter condições de atuar. 

Além do trio, Renato Gaúcho tem três baixas confirmadas: o zagueiro Kannemann, convocado para a seleção da Argentina, o meia Ramiro, que se recupera de um estiramento no ligamento colateral do joelho direito, e o atacante Everton, com lesão muscular que também o tirou da seleção brasileira.

Acostumado a fazer mistério, Renato Gaúcho não mudou sua estratégia e preferiu não revelar se o trio da defesa realmente não poderá atuar e quais serão os titulares escalados. 

Com o que pôde ser visto nos últimos treinamentos, Paulo Victor assume a meta, Bressan forma a dupla de zaga com Geromel, Leonardo substitui Léo Moura, Juninho Capixaba entra na vaga de Cortez, Marinho e Pepê brigam pela vaga de Ramiro e Alisson assume o posto de Everton.

O time gaúcho vem de quatro jogos sem ser derrotado, com três vitórias neste período, e encara a partida como uma decisão pela distância dos dois times na tabela de cinco pontos. Ou seja, se o líder Palmeiras vence, se isola ainda mais na ponta e, dependendo de outros resultados, pode se desgarrar dos rivais. Se o Grêmio, contudo, sair vencedor, a diferença entre os dois cai para dois pontos e a briga pela taça fica embolada. 

Um triunfo gremista no Pacaembu encerrará dois tabus: o de nunca ter vencido no estádio do Pacaembu e o de não derrotar o rival alviverde em São Paulo desde 2008.

Tags: gremiors gremio palmeiras palmeirassp seriea brasileiro