Vôlei

MUNDIAL DE CLUBES

Cruzeiro cai diante de russos e dá adeus ao sonho do tetra no Mundial de Vôlei

Time mineiro foi superado pelos russos do Zenit Kazan

postado em 16/12/2017 16:29 / atualizado em 16/12/2017 18:10

Cruzeiro/divulgação
O Cruzeiro deu adeus neste sábado ao sonho de conquistar o tetracampeonato mundial de vôlei na Polônia. Na semifinal, disputada contra o Zenit Kazan da Rússia, na Tauron Arena, na Cracóvia, o time mineiro foi superado por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/19 e 25/18. Neste domingo, às 14h30, a equipe celeste disputará o terceiro lugar contra o perdedor da segunda semifinal, entre os italianos do Lube Civitanova e os poloneses do Skra Belchatow. A decisão está marcada para as 17h30.

Em 2015 e 2016, o Cruzeiro conquistou o Mundial justamente sobre o Zenit Kazan, seu algoz na Polônia.

O clube russo usou bem a potência do saque e da eficiência do bloqueio, foram oito pontos em cada um destes fundamentos, para minar a virada de bola cruzeirense. O oposto Evandro e o ponteiro Leal começaram com bom aproveitamento no ataque em favor do time brasileiro, mas a dificuldade no passe cruzeirense dificultou as ações. O cubano naturalizado polonês León, ponteiro do Zenit Kazan, marcou 20 vezes e foi o maior pontuador em quadra.
 
“O Zenit Kazan jogou muito bem, especialmente com o saque. O jogo deles foi muito bem encaixado e todos os fundamentos funcionaram. Desejamos boa sorte a eles na decisão. Agora nos cabe analisar o nosso jogo de hoje e nos preparar para a disputa de bronze”, contou Marcelo Mendez, técnico do Cruzeiro. 
 
O JOGO

A semifinal começou com bom rally que terminou com o ataque de segunda do levantador cruzeirense. O saque russo entrou pesado, e mesmo assim o time brasileiro conseguiu abrir pequena vantagem em 5/2, mas os adversários se recuperaram. No ataque para fora de Filipe, o Zenit ficou na frente, 7/8. Os dois times se alternaram na liderança do placar, mas a equipe russa teve melhor aproveitamento na virada de bola e fez 14/16. O volume defensivo do Zenit Kazan fez diferença na reta final do set, assim como o serviço. Após bom saque de Matt Anderson o clube europeu aumentou a diferença 17/21. O Cruzeiro reagiu com uma boa sequência de saques de Uriarte, mas não foi suficiente para tirar a vitória do Kazan por 23/25.
 
A segunda parcial começou com o time russo impondo o ritmo de jogo. Com um potente saque de León, o Zenit abriu três pontos na primeira parada obrigatória, 5/8. O Cruzeiro encontrava dificuldades no passe e para passar pelo bloqueio adversário. O técnico Marcelo Mendez parou o jogo pela segunda vez no set quando os russos abriram 8/14 após ponto de saque de León. O domínio russo forçou o técnico cruzeirense a mexer no time. O treinador do time brasileiro fez a inversão com Cachopa e Alemão. A mudança fez efeito e o Sada reagiu pontuando três vezes consecutivas, 16/22. Mesmo com a melhora no final, a equipe brasileira não resistiu à pressão russa e o Zenit fechou em 19/25.
 
No terceiro set o time russo continuou a pressionar bastante no saque, deixando margem para os contra-ataques. O Cruzeiro trocou o levantador com Fernando Cachopa no lugar de Uriarte. Mesmo assim o Zenit Kazan seguiu no mesmo ritmo forte e abriu três pontos, 5/8. O bloqueio tornou-se peça chave para a equipe russa no set. O central Gutsalyuk fechou a porta para Leal e fez mais um ponto para o time europeu, 11/15. O técnico Marcelo Mendez pediu tempo para reorganizar a equipe celeste, mas os adversários seguiram bem no saque e no contra-ataque, como o de León que aumentou a vantagem russa, 15/21. O Zenit Kazan fechou o jogo no ataque de Anderson pelo fundo, 18/25.
 
CRUZEIRO
Uriarte, Evandro, Simon, Isac, Filipe e Leal. Líbero – Serginho
Entraram – Fernando Cachopa, Alemão, Rodriguinho
Técnico: Marcelo Mendez

Tags: Zenit Kazan polônia vôlei mundial cruzeiro