Vôlei

PRAIA CLUBE

Após inédito título da Superliga, Praia Clube corre para garantir campeãs no elenco

Segunda-feira promete ser decisiva para a agremiação de Uberlândia

postado em 23/04/2018 10:54

Wander Roberto/Inovafoto/CBV
A segunda-feira promete ser de muito trabalho no Praia, segundo o diretor de vôlei do clube, André Lélis. Ele vai se reunir com o técnico Paulo Coco, que permanecerá no cargo, para acertar quais jogadoras continuarão na equipe  e definir quem será contratada para a próxima temporada.

“Já conversamos com várias jogadoras. Algumas estão apalavradas conosco para continuarem em Uberlândia. Nenhuma, no entanto, assinou a renovação, o que pretendemos fazer a partir de amanhã (hoje). Mas nada será decidido sem o consentimento do Paulo Coco, o comandante da equipe para a próxima temporada”, afirma Lélis, que prefere não antecipar quais as atletas que acertaram verbalmente a permanência.

Ainda não há nomes ventilados. Comenta-se, no entanto, que a levantadora Claudinha não renovaria com o Praia, pois teria recebido proposta para se transferir para uma equipe de São Paulo. A meio de rede Fabiana também estaria sendo desejada por outras equipes.

Capitã do time, a também meio de rede Walewska, de 38 anos, já projeta aquela que será a última temporada de sua carreira. “Estou me cuidando há muitos anos. Pretendo jogar mais uma temporada, e será a última. Acredito que ainda estou atuando em alto nível, por isso vou jogar mais um ano. Fico feliz de ter chegado bem fisicamente no fim desta temporada.”

Ela foi uma das que saíram de quadra com o sentimento de dever cumprido: “O projeto merecia este título, foi bacana quebrar a hegemonia do Sesc. Conseguimos nos superar diante da nossa torcida, sempre acreditamos que podíamos ser campeãs”.

História

O vôlei é o principal esporte do Praia Clube, que investe também em tênis, futsal e basquete. Passou a competir na modalidade no final dos anos 1990. O primeiro título foi conquistado em 2006, o Mineiro; De 2011 a 2015, foi pentacampeão estadual. É o atual vice-campeão de Minas.

A primeira participação na Superliga foi na temporada 2008/2009, ainda sem patrocínio, com o clube terminando na nona colocação. Já em 2009/2010, disputou o primeiro playoff, ficando em sétimo lugar. Desde então, esteve sempre entre as oito melhores equipes.

O desempenho possibilitou ao clube conseguir seu primeiro patrocinador. Na Superliga 2010/2011, repetiu a sétima colocação. Na seguinte, foi sexto. A partir daí, só melhorou, com um quinto lugar, dois quartos e um terceiro.

Na temporada 2015/2016, o Praia chegou ao vice-campeonato, perdendo a final justamente para o Sesc, então Rio de Janeiro. Em 2016/2017, terminou em terceiro, para agora levantar o título maior. A conquista vale também a classificação para o Campeonato Sul-Americano, cujo campeão garante vaga no Mundial.

Tags: Praia Clube superliga volei