Vôlei

SUPERLIGA MASCULINA

Cruzeiro precisa vencer Taubaté no Riacho para ganhar sobrevida na semifinal da Superliga

Só vitória interessa ao clube para buscar 9ª final seguida na competição

postado em 12/04/2019 19:50 / atualizado em 12/04/2019 19:50

<i>(Foto: Agência i7/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro contará com a força de sua torcida no Ginásio do Riacho, em Contagem, para continuar vivo na semifinal da Superliga Masculina de Vôlei. O clube mineiro precisará vencer o Taubaté neste sábado, a partir das 21h30, em sua casa, para forçar o quarto duelo da série. A Raposa perdeu os dois primeiros jogos: 3 sets a 1, no Riachão, no dia 6 de abril, e 3 sets a 2, no Ginásio do Abaeté, no dia 9 de abril. Caso sofra revés, o time celeste estará eliminado.

Um triunfo será apenas o primeiro passo para o Cruzeiro avançar à sua 9ª final consecutiva. A vitória dos mineiros levará o confronto ao quarto jogo do playoff, a ser disputado no Ginásio do Abaeté, às 21h30, no dia 16 de abril. Caso o time do técnico argentino Marcelo Mendez supere o adversário em São Paulo, a série ficará empatada em 2 a 2, sendo necessária a quinta e última partida, no dia 20 de abril, às 19h30, no Riacho.  

Para Marcelo Méndez, o Cruzeiro precisa melhorar alguns detalhes em relação à derrota no tie-break, por 3 a 2, para o Taubaté no segundo jogo da série. O técnico destacou a confiança em seus jogadores para buscar a vitória no Riachão.

“Fizemos um bom jogo em Taubaté. Temos que melhorar em algumas coisas e vamos preparados para mais uma grande partida em casa. Eu confio na equipe, tivemos uma temporada de muita superação e todos os jogadores querem fazer um grande trabalho. Vamos com tudo pra buscar a vitória em casa”, disse o argentino.

No jogo disputado em Taubaté, o Cruzeiro teve chance de vencer os paulistas para igualar a série das semifinais da Superliga Masculina. Mas o time celeste caiu no tie-break e ficou perto da eliminação ao perder por 3 sets a 2, em partida muito equilibrada no interior paulista. Com parciais de 25/15, 19/25, 16/25, 29/27 e 15/12, os anfitriões fizeram 2 a 0 na disputa. 

Três dias antes, no primeiro jogo da série, o torcedor que compareceu ao Riachão assistiu a uma partida emocionante, com belos lances e muita luta. O Cruzeiro, no entanto, saiu derrotado pelo Taubaté por 3 sets a 1, parciais de 30/28, 25/19, 22/25 e 26/24, em mais de duas horas de duelo.

Um dos atletas mais experientes do elenco estrelado, Isac, de 28 anos, reforçou a declaração do técnico Marcelo Méndez. O jogador acredita que o Cruzeiro poderá superar o Taubaté caso mantenha o nível disputado no duelo no interior de São Paulo. O central está em sua sexta temporada pelo clube e já conquistou cinco títulos de Superliga com a camisa celeste.  

“Vivemos este momento no ano passado, mas agora temos que pensar para frente, no presente. Temos que pensar no que fizemos de errado, tivemos bola pra fechar o quarto set lá em Taubaté e falhamos. Mas creio que a gente tem totais condições de vencer. Agora é o famoso tudo ou nada. Mas é tudo ou nada sem perder a lucidez do jogo, sem perder aquilo que fizemos de bom. Na partida em Taubaté nós sacamos muito melhor, e é seguir neste mesmo nível. Temos condições de fazer o placar aqui dentro de casa e vamos buscar. Esse é o tipo de jogo gostoso de jogar, no qual temos que jogar no máximo, e em uma intensidade maior do que a gente fez lá na casa deles. É um jogo que se decide em detalhes, qualquer ponto é importante e quando se tem a chance é pra matar. Vamos no nosso máximo”, afirmou Isac.

O momento de 2018 relembrado por Isac foi a disputa entre as duas equipes em mesmo contexto que o atual. Naquela ocasião, o Cruzeiro perdeu os dois primeiros jogos da série para o Taubaté, na semifinal, e só se reviveu ao conquistar a vitória no terceiro confronto, no Riacho, e também triunfar nos dois duelos seguintes. A classificação levou a Raposa à final da competição, quando superou o Sesi-SP ao vencer o adversário em São Paulo, por 3 sets a 2, e no Mineirinho, pelo mesmo placar. 

O outro lado da chave

Quem avançar à final entre Cruzeiro e Taubaté enfrentará o vencedor de Sesi-SP e Sesc-RJ. Os paulistas superaram os cariocas nos dois jogos com placares de 3 sets a 0, na Vila Leopoldina, em São Paulo, e 3 sets a 2, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. 

Ingressos

Neste sábado, os ingressos serão vendidos apenas na bilheteria do Ginásio do Riacho, em Contagem, que abre às 13h e segue até a hora do jogo. Os bilhetes custam R$20, a inteira, e R$10 a meia-entrada.

Tags: taubaté superliga maisesportes volei cruzeiroec