Vôlei

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA

Ricardo bate recorde ao faturar Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia aos 44 anos

Recorde era de um parceiro antigo de Ricardo, Emanuel, que foi campeão na temporada 2014/2015 aos 41 anos

postado em 12/04/2019 19:54 / atualizado em 12/04/2019 20:23

<i>(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)</i>
O veterano Ricardo fez história nesta sexta-feira. Aos 44 anos, se tornou o mais experiente jogador a faturar o título do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. E isso se deu em parceria com Álvaro Filho, com a classificação às oitavas de final da etapa de João Pessoa (PB), a sétima e última do campeonato.

O recorde era de um parceiro antigo de Ricardo, Emanuel, que foi campeão na temporada 2014/2015 aos 41 anos, com apenas alguns meses a mais do que conseguiu Franco em 2007, ao lado de Pedro Cunha.

O título do Circuito Brasileiro veio no último torneio da parceria entre Ricardo e Álvaro Filho. Após a disputa em João Pessoa, Álvaro vai se juntar a Alison com a intenção de obter uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

"Devo muito aos profissionais com quem trabalhei por todos esses anos, técnicos, preparadores físicos, o fato de me manter competitivo atualmente. E sem lesões sérias, nada que pudesse atrapalhar. É normal que em alguns aspectos exista uma queda. Não sou tão veloz como era antes, talvez também não tenha a mesma força física, mas fui me adaptando, criando formas de jogar. A experiência é uma dádiva, você passa a entender e enxergar melhor o jogo. E por ter sido bem treinado, bem assessorado, ter me cuidado, isso facilitou para seguir prolongando minha carreira. É bom me sentir bem em quadra, competitivo, independente da minha idade. Ainda me divirto lá dentro", disse Ricardo.

Este é o sétimo título de Ricardo no Circuito Brasileiro Open, tendo vencido em 2002, 2003, 2006, 2008 e na temporada 2014/2015 ao lado de Emanuel, e em 2013/2014 ao lado de Márcio Araújo. Ele só tem menos conquistas do que Emanuel, nove vezes campeão nacional.

Nesta temporada do Circuito Brasileiro, Ricardo e Álvaro não participaram da primeira etapa, em Palmas (TO). Depois, foram campeões em São Luís (MA) e Natal (RN), vice em Fortaleza (CE) e medalhistas de bronze em Vila Velha (ES). Assim, só ficaram fora do pódio em Campo Grande (MS), quando caíram nas oitavas de final.

"Foi uma junção de fatores especiais, o fato de conquistarmos a temporada aqui em João Pessoa, ao lado do Ricardo. Tenho que agradecer primeiro a Deus, depois ao CT Cangaço, que sempre nos deu todo apoio, e aos nossos amigos, familiares, patrocinadores. Ricardo é mais que um parceiro, conheço toda a família dele, torna esse título mais que a concretização de algo profissional, existe muita emoção envolvida", disse Álvaro.

Tags: volei maisesportes praia