Vôlei

SUPERLIGA MASCULINA

Clubes mineiros serão maioria nos playoffs da Superliga Masculina

Cruzeiro, Minas, Montes Claros América Vôlei e Uberlândia asseguraram vaga na fase final do torneio

postado em 25/02/2021 22:32 / atualizado em 25/02/2021 22:37

(Foto: Alex  Sezko/Uberlândia)
O vôlei mineiro está em alta. Das oito equipes classificadas para os playoffs da Superliga Masculina 2020/2021, a metade  é de Minas Gerais:  Cruzeiro, Minas, Montes Claros América Vôlei e Uberlândia. As duas equipes do estado que disputam a Superliga Feminina também já garantiram vagas na próxima fase da competição: Minas e Praia Clube.

Os times que vão disputar as eliminatórias da Superliga Masculina foram definidos na quarta-feira (24/2), a duas rodadas para o encerramento da fase classificatória do torneio. O Uberlândia venceu o Guarulhos por 3 sets a 1, dentro de casa, e se juntou às outras três equipes mineiras que tinham assegurado vaga nos playoffs.

Os outros clubes que garantiram lugar na próxima fase da Superliga Masculina são: Taubaté-SP, Campinas-SP, Blumenau-SC e Itapetininga-SP. Os quatro primeiros colocados também estão definidos: Cruzeiro (54), Taubaté (47), Campinas (44) e Minas (38).  Os outros três classificados para os playoffs disputam entre si em busca de melhor colocação entre a quinta e a oitava posição. 

O Montes Claros América Vôlei é o sexto, enquanto o Uberlândia é o sétimo, ambos com 27 pontos. O Blumenau assumiu a quinta posição, com 30 pontos, após vitória sobre o Minas por 3 sets a 0, nesta quinta-feira.

O presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomas Mendes, ressalta que as presenças de quatro equipes do estado entre as oito classificadas para os playoffs da Superliga Masculina representa um grande feito para o esporte mineiro.

“Ficamos muito felizes com esse resultado, que é  histórico. Essa conquista resulta no fortalecimento do vôlei de Minas Gerais. A gente sabe que isso atrai mais patrocinadores, atrai mais  mídia e mais união. Temos uma união muito legal entre os clubes. Tomamos decisões somente junto com eles”.

Estreante na Superliga Masculina, o Uberlândia faz, até aqui, uma campanha com muita regularidade. A  equipe está na sétima posição, com 27 pontos.

O técnico do Uberlândia e também responsável pelo projeto, Manoel Honorato,  afirma que o êxito de sua equipe se deve ao planejamento.   Ele disse que, na apresentação do atual elenco, em agosto do ano passado, conversou com os atletas como se fossem alunos de uma universidade. Na ocasião, foram definidas cinco ‘disciplinas’.

“Uma das disciplinas que trabalhamos chama-se inteligência emocional”, assegura Horonato. “Na apresentação, eu falei: ‘a nossa equipe pode até ficar em último lugar do campeonato, mas eu não abro mão de ser uma das três equipes mais inteligentes do país. O trabalho planejado é (desenvolvido) muito em cima de estratégia de jogo e de inteligência emocional”, destacou o treinador.

Honorado ressaltou  que traçou três metas para sua equipe na Superliga 2020/2021.  O primeiro objetivo era evitar o rebaixamento para a Liga B e a segunda meta era a classificação para os playoffs. “O terceiro objetivo ainda é segredo”, declara o comandante do Uberlândia.

O gestor do  Montes Claros América Vôlei, Andrey Souza, salienta que está sendo importante para o projeto retornar aos playoffs depois de três anos de ausência.  Na sua opinião, a classificação de quatro times mineiros entre os oito que asseguraram vagas nos playoffs reforça a “tradição” do estado no esporte. 

“O vôlei  mineiro sempre teve tradição e espaço em nível nacional. A classificação de quatro equipes para os playoffs da Superliga Masculina mostra que a seriedade do trabalho feito pelos clubes tem proporcionado bons resultados”, diz Souza. 

Ele enaltece também o apoio da Federação Mineira de Vôlei aos clubes. “Toda cadeia produtiva do vôlei mineiro está em ascensão em função do trabalho desenvolvido, desde as políticas de apoio da FMV até a sinergia que os clubes têm entre si nas suas ações e parcerias”, avalia o gestor do Montes Claros América Vôlei.

Tags: minas volei montes claros uberlândia americamg cruzeiroec superliga masculina