UM MOMENTO NA HISTÓRIA

Vídeo: Em 1962, Brasil encerrou preparação para a Copa com goleada por 9 a 1

Na reta final de preparação, no Chile, o Brasil empatou com o Wanderers e encerrou com a goleada sobre o Everton, à época quarto colocado do campeonato andino.

postado em 24/04/2018 09:00 / atualizado em 15/05/2018 19:18

Em 1962, a Seleção Brasileira encerrou sua preparação para a conquista do bicampeonato da Copa do Mundo com uma goleada mais que convincente. Em jogo-treino, o time de Pelé e Garrincha goleou o Everton, time local, por 9 a 1, no estádio Sausalito, em Viña del Mar. As imagens inéditas do confronto, resgatadas e digitalizadas a partir do acervo da extinta TV Itacolomi, dos Diários Associados, é o oitavo episódio da seção Um momento na história.

“Demonstrada em Viña del Mar a pujança do futebol nacional”, destacava o Estado de Minas, em 29/5/1962 – véspera da estreia do Brasil no Mundial e uma semana depois de um dos maiores desastres da história do Chile: em 21 e 22 de maio, dois violentos terremotos atingiram o país, deixando 5 mil mortos e 25% da população desabrigada.  

Quatro anos depois de conquistar o primeiro troféu, na Suécia, a Seleção chegou ao Chile com poucas mudanças. No comando, Vicente Feola foi trocado por Aimoré Moreira, que seguiu as recomendações do presidente da CBD João Havelange para repetir todos os detalhes da primeira conquista – inclusive, o mesmo avião e piloto que levaram o time à Suécia foram usados no voo para o Chile.

Na reta final de preparação, no Chile, o Brasil empatou com o Wanderers e encerrou com a goleada sobre o Everton, à época quarto colocado do campeonato andino. Mesmo com o placar elástico, foram os chilenos que saíram na frente, aos 9min, com gol de Escudero. Mas a vantagem durou pouco: Pelé fez duas jogadas brilhantes e tocou para Vavá virar o jogo antes dos 20min. Depois de duas assistências, foi a vez do Rei brilhar, marcando o terceiro e quarto gols.

Para o período complementar, Aimoré mandou a campo um escrete bastante modificado. Coutinho, Amarildo, Bellini e Castilho entraram nos lugares de Vavá, Pelé, Mauro e Gilmar, respectivamente. “Foi notado aumento de realização motivado, talvez, pelo desejo dos jogadores em alcançarem a condição de titular”, detalhou o EM sobre os 45 minutos finais, quando o Brasil marcou com Amarildo e Zagallo, duas vezes cada, e Jair da Costa.

O jogo-treino, que teve boa presença do público no Sausalito, foi uma mostra do poderio ofensivo do Brasil na Copa. Em seis jogos, o Brasil venceu cinco e empatou um, marcando 14 gols e sofrendo cinco. Com Pelé machucado a partir da segunda partida, Garrincha chamou a responsabilidade e brilhou, com quatro gols, o mesmo número de Vavá e um a mais que Amarildo, substituto de Pelé. 

 

Gaston Franco/O Cruzeiro/Arquivo EM
 

 

Tags: futinternacional futnacional selefut copa2018 interiormg americamg atleticomg cruzeiroec selefut mnh copadomundo