UM MOMENTO NA HISTÓRIA

América passava por crise em meio a duelo com a Ferroviária há 40 anos, pela Taça de Prata

Time alviverde atravessava por um momento conturbado no início da década de 1980

postado em 10/03/2020 19:40 / atualizado em 11/03/2020 00:06

(Foto: Arquivo Estado de Minas)

América e Ferroviária de Araraquara-SP se reencontrarão após quase 40 anos em duelos nesta quarta-feira e no dia 18 de março válidos pela terceira fase da Copa do Brasil. Os clubes se enfrentaram apenas uma única vez, em 13 de abril de 1980, pela Taça de Prata, competição correspondente à atual Série B do Campeonato Brasileiro. 
 
A derrota americana para a equipe paulista por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, ficou marcada por agravar a crise vivida pelo Coelho no início da década de 1980. O resultado negativo pela competição nacional fez com que problemas da comissão técnica e da diretoria fossem expostos.
 
A reportagem do jornal Estado de Minas do dia 15 de abril de 1980 retratou o momento vivido pelo clube mineiro. O então técnico Aimoré Moreira passava por problemas à frente da equipe alviverde, o que culminou na renúncia do diretor de futebol Paulo Afonso.
 
“A crise no América não fica apenas na falta de paciência da torcida com o treinador. Dois jogadores indicaram nomes de companheiros de time, acusando-os de ‘falta de espírito de luta e de equipe’, enquanto o diretor de futebol, que renunciou ao cargo domingo, pediu que todos do departamento também renuciassem (inclusive o treinador Aimoré Moreira) para que um novo grupo possa assumir e adotar medidas radicais”, afirma a matéria. 
 
(Foto: Arquivo Estado de Minas)
 
 
As críticas ao treinador surtiram efeito rapidamente. Depois da derrota para a Ferroviária, Aimoré Moreira foi substituído por Maurício Magalhães para a sequência da temporada. Entretanto, as mudanças dentro de campo não vieram de imediato. O América só retomou o caminho de vitórias após cinco partidas. Em amistoso em 29 de junho de 1980, o time alviverde superou o Villa Nova por 2 a 1, com gols de Wagner e Macedo.

Naquele ano, o Coelho atuou em 31 partidas oficiais, com 12 vitórias, nove empates e dez derrotas. 

Águas passadas 

(Foto: Estevão Germano/América)

 
Diferentemente do início da década de 1980, o América chega para o duelo contra a Ferroviária, pela Copa do Brasil, vivendo uma situação distinta dentro das quatro linhas. Até o momento, o time alviverde atuou em 10 jogos neste início de temporada, com quatro vitórias e três empates.

Nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, o Coelho eliminou o Santos do Amapá com empate por 1 a 1, em Macapá, e o Operário-PR, com vitória por 2 a 0 em Ponta Grossa.

Nesta quarta, às 19h15, o América faz o jogo de ida contra a Ferroviária pela terceira fase. O confronto de volta está marcado para o dia 19, no Independência, em Belo Horizonte.
 
Sem conhecer o gosto da derrota há um mês e 17 dias, o Coelho ainda lidera o Campeonato Mineiro, com 18 pontos.  Seguido de Tombense (2º) e Caldense (3º), ambos com 17. O Atlético fecha o grupo dos quatro primeiros, com 15. 

Tags: serieb copadobrasil americamg interiormg ferroviariasp