Futebol Nacional

SÉRIE A

Fato raro no Brasileirão, São Paulo terá time 'ideal' para pegar o Sport

Contra o Sport, Diego Aguirre terá primeira chance de escalar time ideal

postado em 12/08/2018 07:30 / atualizado em 12/08/2018 09:39

Rubens Chiri / saopaulofc.net
Escalar o que tem de melhor no time titular neste Campeonato Brasileiro. Eis uma oportunidade rara para o técnico Diego Aguirre e que ele terá condição de aproveitar neste domingo, quando o São Paulo visitará o Sport na Ilha do Retiro, a partir das 16 horas, pela 18ª rodada.

Os poucos desfalques - Rodrigo Caio e Régis, ainda sem condições de jogo, e Edimar, em recuperação de entorse no tornozelo esquerdo - não figuram na equipe inicial do uruguaio. Até aqui, nas 17 partidas anteriores do torneio, o comandante quase sempre teve ao menos um titular fora de combate, seja por lesão, suspensão ou algum outro motivo.

"Obviamente que, para o treinador, ter mais opção ajuda. Espero que isso se reflita dentro de campo com uma vitória", avisou Aguirre.

Logo na estreia, contra o Paraná, em 16 de abril, no Morumbi, o treinador decidiu abrir mão de dois então titulares (Arboleda e Petros) por conta do confronto diante do Atlético-PR, que seria disputado três dias depois, pela Copa do Brasil. Mas mesmo se tivesse optado por força máxima, não poderia contar com Diego Souza, em recuperação de uma amidalite, e Reinaldo, baixa devido a um estiramento muscular.

Reinaldo não se recuperou a tempo de enfrentar o Ceará, em Fortaleza, e o Fluminense, no Rio, pelas duas rodadas seguintes. A partir do duelo com os cariocas, aliás, Aguirre já não tinha à disposição Rodrigo Caio, que lesionou o pé esquerdo na partida anterior. O zagueiro era titular e estava cotado até para ser convocado por Tite para a Copa do Mundo da Rússia. Nunca mais jogou pelo São Paulo e, atualmente, em recuperação da cirurgia a que teve de se submeter, tornou-se a quarta opção para a posição.

Suspensões, lesões e convocações como a de Cueva para a Seleção Peruana impediram o treinador são-paulino de pensar na escalação inicial com todas as possíveis peças principais do seu tabuleiro.

Uma exceção aconteceu no primeiro jogo após o Mundial russo, diante do Flamengo. Ali, Rodrigo Caio já não poderia mais ser considerado um titular, dado o longo período ausente. Os demais desfalques foram Lucas Fernandes (suspenso) e Bruno Peres (recém-contratado, ainda aprimorava a forma física).

"Independentemente de quem jogue, o mais importante é que todos os jogadores já entenderam a forma da equipe atuar", afirma o técnico uruguaio, tentando minimizar a importância de ter, diante do Sport, neste domingo, um São Paulo completo.

Sport
Claudinei Oliveira ganhou reforços importantes para enfrentar o São Paulo. Rogério e Michel Bastos se recuperaram antes do previsto e estarão à disposição para o jogo na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas quem tem retorno assegurado é o atacante Rafael Marques.

Desde a retomada da competição, após a Copa do Mundo, o clube não conseguiu vencer: são quatro derrotas e um empate recente com a Chapecoense. O Sport perdeu para Flamengo, Vitória, Fluminense e Ceará, além do empate por 1 a 1 com a Chapecoense no último final de semana.

A sequência acendeu o sinal de alerta no clube, já que estacionou nos 20 pontos e está cada vez mais perto da zona de rebaixamento. É provável que o técnico mantenha a base do time que vinha atuando.

As mudanças devem se restringir ao ataque. Rafael Marques vai retomar a condição de titular. Na última semana, ele perdeu espaço para Andrigo, mas a mudança não surtiu efeito esperado. Com isso, o camisa 15 trabalhou com o time principal, mas aberto pela esquerda.

A ideia tática de Claudinei Oliveira é manter Carlos Henrique centralizado, com Rogério, recuperado de lesão, pela outra ponta no lugar de Marlone. O também atacante Morato, recém-chegado, também aparece como alternativa. Emprestado pelo próprio São Paulo na negociação de Everton Felipe para o Morumbi, ele está inscrito e deve ficar no banco.

No jogo passado, poucas horas antes de a bola rolar, Michel Bastos foi cortado de última hora da lista de relacionados e não ficou nem no banco de reservas. O meia sofreu uma lesão na coxa direita e chegou a ser descartado para o jogo contra o São Paulo, mas conseguiu se recuperar a tempo. Ele inclusive treinou na sexta-feira, mas no time reserva.

Quem pode chegar na próxima semana é o atacante Hernane Brocador, que está encostado no Grêmio. A direção do Sport tenta um acordo com o clube gaúcho para contratar o atacante em definitivo. Ele tem 32 anos e já passou pela Ilha do Retiro em 2015. O objetivo é dar mais opções de qualidade para o elenco.

Tags: São Paulo FC futebol brasileirão saopaulosp sporttpe futnacional paulista2018 seriea