Futebol Nacional

SÉRIE A

Projeções para título, Libertadores e rebaixamento na Série A: veja os números

Para conquistar título do Brasileiro, clubes precisam somar 76 pontos

postado em 07/08/2020 18:00

(Foto: Divulgação/CBF)

Começa neste sábado mais uma edição do Campeonato Brasileiro. A competição começa com alguns favoritos ao título, entre eles, o Atlético, que investiu mais de R$ 85 milhões em reforços, além do técnico Jorge Sampaoli, contratado para o lugar do demitido Rafael Dudamel. Para voltar a conquistar o título da Série A, o alvinegro precisa somar 76 pontos. Os cálculos são do especialista em probabilidades do futebol Tristão Garcia, do site Infobola.


Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato atual – pontos corridos com 20 clubes -, nenhum vice-campeão atingiu a marca citada por Tristão Garcia. Em entrevista ao Superesportes, o estatístico ‘explicou’ o que precisa ser feito para um clube conquistar a taça.

“Quem fizer a média de dois pontos por jogo deve ser campeão. É um campeonato difícil, muitas equipes na briga pelo título, muitas viagens. O meu cálculo é de quem fizer 76 pontos será o campeão. A média é simples. Vencer todas em casa e empatar todas fora. Claro que isso não vai acontecer, não vamos ter um campeão invicto. É quase impossível. A teoria é essa. Quando você empata em casa, tem que ganhar fora. Os pontos perdidos em casa precisam ser recuperados como visitante”, disse Tristão.

O especialista citou que, apesar de alguns clubes terem sido campeões com menos de 76 pontos, esse é um número seguro para os times seguirem. De acordo com Tristão, calcular com uma menor pontuação pode não significar o sucesso no fim da competição.

“Claro que já tivemos campeões com pontuação de Libertadores, que foi o caso do Flamengo (67 pontos), em 2009, mas você não pode contar com isso em seu planejamento. Essa pontuação (76) é segura para ser campeão brasileiro”, completou.

Libertadores


O analista afirma que os números para vaga na Copa Libertadores podem variar bastante. Isso porque o G4 pode se transformar até em G7, caso os campeões de Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana estejam entre os primeiros colocados na Série A.

“É mais difícil fazer um prognóstico para vagas na Libertadores porque o número de times pode ser bem maior do que agora. Eu calculo 67 pontos para ficar no G4 do Brasileiro. Mas talvez os clubes precisem de menos pontos para garantir vaga direta na fase de grupos do torneio. Mas, pensando em G4, são 67 pontos. Já para ficar no G6 e ter vaga na pré-Libertadores são necessários 62 pontos. Mas, lembrando que esses números podem mudar antes do fim do Campeonato Brasileiro”.


Rebaixamento


Tristão Garcia também calcula os riscos de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Para ele, são necessários somar 48 pontos para não correr qualquer risco de queda para a Série B.

O estatístico explica por que o número é tão alto, já que os clubes têm evitado o rebaixamento nos últimos anos com menor pontuação.

“Para não ser rebaixado você precisa fazer 48 pontos. É uma pontuação segura. Você pode falar que 45 pontos é seguro, mas não é. O Coritiba fez 45 pontos em 2009 e caiu. Em 2013, o Fluminense fez 46 pontos e foi rebaixado. Só não disputou a Série B porque a Portuguesa perdeu pontos e acabou rebaixada. Se não fosse isso, teria caído para a Série B com 46 pontos. Então, 48 é uma pontuação segura”.

Tags: galo atlético atleticomg interiormg seriea