Futebol Nacional

CBF

Clubes da Série A querem criar liga para organizar o Brasileiro

Clubes da Série B serão convidados para integrar a Liga

postado em 15/06/2021 16:27 / atualizado em 15/06/2021 21:36

(Foto: CBF/divulgação)


Representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram nesta terça-feira (15/6), no Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma liga que visa organizar a competição a partir de 2022. O movimento colheu 19 assinaturas de presidentes, com exceção do Sport, cujo mandatário, Milton Bivar, renunciou ao cargo. A informação, inicialmente publicada pelo portal ge.com, foi confirmada pelo Superesportes (veja documento abaixo).



Conforme consta no documento obtido pela reportagem, os clubes da Série B foram convidados para integrar a Liga.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, presidente interino da entidade, recebeu a carta dos presidentes de clubes nesta terça-feira em evento que tratou de outras pautas.

Reivindicações


No documento, os clubes pleiteiam ainda uma mudança estatutária na CBF que “consagre uma maior participação” dos mesmos “nas decisões institucionais e na gestão da CBF”. As agremiações querem "se tornar filiados da entidade".

Os clubes querem ainda votação igualitária para eleição do presidente e do vice-presidente da CBF, dando o mesmo peso de voto aos clubes das Séries A e B e às federações estaduais. Atualmente, os votos das federações têm peso 3, os dos clubes da elite têm peso 2 e os da Série B têm peso 1.

Em relação ao lançamento de chapas para concorrer à presidência da CBF, os dirigentes querem abolir a exigência do apoio de oito federações e de cinco clubes. A intenção é permitir o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de pelo menos 13 eleitores, sejam clubes ou federações.

A mudança do estatuto da CBF é complexa e depende de concordância das federações em tirar poder delas mesmas.

No documento, os clubes ainda se comprometem a tomar medidas efetivas para consumar a sua associação e, de forma organizada, exercerem administração do futebol brasileiro e do seu calendário.

CBF se manifesta


Após o encontro na sede da CBF, e entidade se manifestou sobre as reivindicações dos clubes.

"A CBF informa que nesta terça-feira, 15, o Presidente Antônio Carlos Nunes, Vice-Presidentes, Secretário Geral e Diretores da entidade estiveram reunidos com os representantes dos clubes disputantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os clubes apresentaram uma carta com solicitações coletivas, que serão objeto de análise interna por parte da CBF."

Tags: serieb sportpe americamg atleticomg cruzeiroec flamengorj vascorj botafogorj fluminenserj saopaulosp corinthianssp palmeirassp gremiors internacionalrs seriea atleticogo santossp bahiaba